28 Out
30 Out

O Seminário “Descolonizando as Relações Internacionais: Contribuições dos Estudos Pós-Coloniais” é uma iniciativa do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da PUC-Rio. O Seminário tem por objetivo reunir acadêmicos nacionais e internacionais envolvidos com os estudos pós-coloniais no âmbito das Relações Internacionais.

O evento visa promover um debate sobre atores subalternos e sobre temas tradicionalmente subestimados nas Relações Internacionais. Objetiva-se ainda examinar criticamente as assimetrias e exclusões da política mundial olhando especificamente para as dinâmicas de produção de identidades culturais, raciais e de gênero. A abertura recente, mas ainda incipiente, das Relações Internacionais para os estudos pós-coloniais possibilita o debate não apenas sobre temáticas fora do eixo disciplinar dominante, mas também sobre coletividades historicamente destituídas de voz, agência e história no âmbito das Relações Internacionais.

Confira o programa abaixo:

DecolonialPós-ColonialTeoria de Relações Internacionais