03 Jun

Qual é o papel de práticas artísticas e culturais no enfrentamento à violência e na construção de imaginários democráticos? Como metodologias racializadas, generificadas, territoriais e interseccionais podem contribuir para essa transformação? O Seminário Internacional Diálogos sobre violência e abordagens transformadoras a partir do Sul Global: O papel político da arte, cultura e comunicação será realizado entre os dias 30 de maio e 03 de junho, de 11 às 13h todos os dias. O encontro reunirá pessoas pesquisadoras e artistas a partir de suas atuações múltiplas no campo, que conversarão sobre o papel da arte na disputa por imaginários e projetos coletivos comprometidos com o respeito à vida; sobre abordagens transformadoras de violência e desigualdade; e sobre questões de memória, verdade, justiça e reparação rumo a uma descolonização e democratização efetiva na contemporaneidade.

A conferência de abertura (30 de maio) e três mesas redondas (31 de maio, 01 e 02 de junho) serão realizadas em formato virtual, e haverá tradução simultânea.

Já a conferência de encerramento (03 de junho) será realizada em formato presencial, no Auditório RDC na PUC-Rio.

Certificados de participação serão emitidos ao fim do seminário, mediante solicitação, apenas para aqueles/as que assistirem ao menos 75% das atividades programadas para a semana através da plataforma zoom e presencial (no dia 3/6). A audiência pela transmissão no Youtube não será computada. Para solicitar a emissão do certificado, clique aqui.

Perdeu algum dia de evento?

Temos uma playlist com os vídeos em nosso canal no Youtube!

Programação completa

30 de maio (Segunda-feira)

11h-13h: Conferência de abertura: Estéticas decoloniais combativas em ação: Reflexões a partir do movimento Strike MoMA

Coordenação: Andréa Gill (IRI/PUC-Rio)
Kency Cornejo –  University of New Mexico
Nelson Maldonado-Torres – Rutgers University
Nitasha Dhillon – MTL Collective

31 de maio (Terça-feira)

11h-13h: Mesa 1: Sobre violência e abordagens transformadoras a partir do Sul Global: Como pensar as respostas im/possíveis?

Coordenação: Paula Drumond (IRI/PUC-Rio)
Haydée Glória Cruz Caruso – Universidade de Brasília
Marcelle Decothé – Instituto Marielle Franco, Universidade Federal Fluminense
Pedro Paulo dos Santos da Silva – Rede de Observatórios de Segurança, LabJaca, IRI/PUC-Rio
Phoebe Kisubi – University of Essex, University of Cape Town

01 de junho (Quarta-feira)

11h-13h: Mesa 2: Sobre memória, justiça e reparação: O que está em jogo nas disputas artísticas-culturais no campo?

Coordenação: Flavia Guerra Cavalcanti (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
Azadeh Sobout – University of Manchester
Carolina Pinzón – Universidade de Artes de Berlim UDK
Deyanira Clériga Morales Universidad Autónoma de Chiapas, Voces Mesoamericanas
Gabriel Dattatreyan – Goldsmiths University of London

02 de junho (Quinta-feira)

11h-13h: Mesa 3: Sobre imaginários e projetos coletivos em defesa da vida: Como reconstruir os termos da disputa?

Coordenação: Andréa Gill (IRI/PUC-Rio)
Gleyce Kelly Heitor Oficina Brennand
Jean Carlos AzuosGalpão Bela Maré, Letras/PUC-Rio
Natalia VianaObservatório de Favelas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro