Encruzilhadas da mobilidade: saberes e práticas nas políticas de proteção a populações refugiadas e migrantes em situações de vulnerabilidade

Compartilhar
09 Nov
10 Nov

Nos dias 9 e 10 de novembro, será realizado o seminário “Encruzilhadas da mobilidade: saberes e práticas nas políticas de proteção a populações refugiadas e migrantes em situações de vulnerabilidade“. O objetivo é consolidar as estratégias interdisciplinares em andamento no âmbito da futura Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CVSM) na PUC-Rio, estabelecer e formalizar o diálogo com parceiros institucionais e redes de pesquisa e ativismo social locais e nacionais que tratam da temática (e que estão sendo incorporadas ao projeto da Cátedra nas atividades de ensino, pesquisa e extensão) e ampliar os espaços de interlocução na comunidade PUC-Rio e entorno sobre tema dos refugiados.

Programação:

Dia 09 de novembro, das 9h30 às 18h, no Auditório Padre Anchieta

9h30 às 10h – Abertura

Prof. Luiz Roberto Cunha (Decano do Centro de Ciências Sociais/PUC-Rio)

Júlio Diniz (Decano do Centro de Teologia e Ciências Humanas/PUC Rio)

Dra. Maria Beatriz Nogueira (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados)

Dr. Candido Feliciano Ponte Neto (Caritas RJ)

Carolina Moulin (IRI/PUC Rio)

10h15 às 12h – Dilemas regulatórios e de proteção a refugiados e migrantes

Mediador: Carlos Raymundo Cardoso (Escritório Modelo de Advocacia/PUC Rio))

Aryadne Bittencourt (Programa de Atendimento a Refugiados/PARES/Caritas)

João Guilherme Granja (Doutor em Direito UNB/Escola Nacional de Administração Pública)

Charles Gomes (Cátedra Sérgio Vieira de Mello/Fundação Casa de Rui Barbosa)

13h30 às 15h15 – Experiências e desafios da integração: um olhar a partir da cidade

Mediadora: Ariane Paiva (Serviço Social/PUC Rio)

Paulo Illes (Rede Espaço Sem Fronteiras, Coordenador do Centro de Apoio e Pastoral do Migrante e ex- coordenador de Políticas para Migrantes da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania do Município de São Paulo)

Padre Mario Geremia (Coletivo Rio Migrações e Pastoral do Migrante/Rio de Janeiro)

Charly Cogo (PARES/Caritas)

Débora Alves (PARES/Caritas)


15h30 às 18h – 
Exibição do filme “Exodus – De Onde eu Vim Não Existe Mais” e debate com Hank Levine (diretor do filme). Mediação Rosana Kohl Bines (Letras/PUC-Rio).

Dia 10 de novembro, das 10h às 19h – Oficinas Temáticas

O objetivo das Oficinas é problematizar questões que perpassam a temática do grupo: identificação de “gargalos”, levantamento de experiências, propostas e identificação dos principais parceiros/instituições já envolvidos ou que deverão ser convidados para as atividades 

As inscrições são abertas e gratuitas. Inscreva-se aqui.

Oficina 1 – Dilemas regulatórios à proteção e promoção dos direitos de refugiados e migrantes em situações de vulnerabilidade. A ênfase recairá sobre questões atinentes à nova lei de migrações, sua interseção com o refúgio, desafios relativos aos processos de elegibilidade e integração/diálogo entre atores governamentais e não-governamentais dentro da dinâmica processual migratória.

Mediação: Fabricio Toledo (PARES/Caritas) e Florian Hoffmann (Direito, PUC-Rio)

Local: F400 (10-11h) e F400a (11-13h e 14h30-16h45)

Apoio: Flávia Rodrigues (IRI/PUC-Rio)

Participantes confirmados: João Guilherme Granja, Carolina MoulinAryadne Bittencourt (PARES/Caritas) e Centro de Proteção ao Refugiado e Imigrante (CEPRI/Fundação Casa Rui Barbosa)

Oficina 2 – Integração e acesso a direitos para populações refugiadas e migrantes. A ênfase será nos nexos entre integração local, acesso a políticas públicas e trabalho, com particular foco nas estratégias de inserção laboral e nas dificuldades práticas e administrativo-jurídicas vivenciadas por essas populações na sociedade brasileira.

Mediação:  Roberto Yamato (IRI/PUC-Rio), Ariane Paiva (Serviço Social/PUC-Rio) e Maria Helena Zamora (Psicologia/PUC-Rio)

Local: Auditório do IRI (10-13h e 14h30-16h) – Rua Marquês de São Vicente, 232 – Loja A – Gávea

Apoio: Roberta Thomé (Serviço Social/PUC-Rio)

Participantes confirmados: Débora Alves (PARES), Ugo Correa (CEIPARM), Cátedra Sérgio Vieira de Mello da UERJ, Abraço Cultural, Chega Junto

Oficina 3 – Interculturalidade e experiências estéticas. A ênfase será na discussão sobre a dimensão estética, narrativa e experimental do deslocamento. Será priorizada a reflexão a partir de/com as experiências artísticas e performáticas de migrantes e refugiados, a fim de identificar avenidas de colaboração, divulgação e promoção desses esforços latentes

Mediação:  Rosana Kohl Bines (Letras PUC-Rio) e Monah Winograd (Psicologia)

Local: Sala 201 (Leme) de 10-13h e F406 (de 14h30 às 15h45)

Apoio: André Zuzarte (IRI/PUC-Rio)

Participantes confirmados: Alessandra Vannucci e Daniel Cavalcanti Pimentel (UFRJ), Marcelo Esteves (PUC-Rio), Fabiana Geraldi (Baakala)

17hrs – Encerramento: apresentação dos relatores das oficinas

Local: Auditório do IRI 2 – Rua Marquês de São Vicente, 232 – Loja A – Gávea

Tags

Cátedra Sérgio Vieira de MelloMigraçãoRefúgio