Entre Hospitalidade, Hostilidade e Resistência: Questionando fronteiras, categorias e dilemas da migração forçada na América Latina

Compartilhar
11 Set
13 Set

Tendo um caráter inerentemente interdisciplinar, interdepartamental e interinstitucional, o 10º Seminário Nacional das Cátedras Sérgio Vieira de Mello (CSVM) – ACNUR é organizado e coordenado conjuntamente pelas quatro CSVM fluminenses, a CSVM da PUC-Rio, a CSVM da UERJ, a CSVM da UFF e a CSVM da Fundação Casa de Rui Barbosa, e tem como tema central as tensões e questões entre hospitalidade, hostilidade e resistência, a partir de uma perspectiva crítica que visa questionar e repensar fronteiras, categorias e dilemas da migração forçada na América Latina.

São no mundo cerca de 68,5 milhões de pessoas sob mandato do ACNUR, sendo 25,4 milhões refugiadas. Dessas, mais de 10 mil foram reconhecidas no Brasil, concentradas em Rio e SP. A elas, acrescem-se outras dezenas de milhares de migrantes em situação de vulnerabilidade, exemplificadas pelos haitianos (que passam a chegar no Brasil em 2010, como consequência do terremoto e da catástrofe humanitária que a ele se segue) e atualmente os cerca de 150 mil venezuelanos que já cruzaram as fronteiras terrestres ao norte e começam a chegar nos centros urbanos, inclusive no Rio de Janeiro, desde 2017.

Diante de um contexto cada vez mais marcado pela reafirmação de muros, fronteiras e nacionalismos, pelo recrudescimento de políticas e práticas xenófobas e racistas, bem como pelo fortalecimento de um conjunto de discursos e práticas de inimizade e securitização no mundo, na região e no Brasil, o evento interinstitucional proposto aqui pretende discutir três grandes questões, a da hospitalidade, a da hostilidade e a da resistência, bem como as relações e tensões entre elas, a partir de um conjunto de reflexões que questionem, de modo plural e interdisciplinar, as fronteiras, as categorias e os dilemas da migração forçada na América Latina, e, mais especificamente, no e a partir do Brasil. Dessa forma, o seminário se justifica também em razão de sua natureza ético-política, humanista, preocupada com a hospitalidade, o acolhimento e a proteção de populações migrantes e refugiadas mais vulneráveis na região e no país.


X SEMINÁRIO NACIONAL DAS CÁTEDRAS SÉRGIO VIEIRA DE MELLO
Entre Hospitalidade, Hostilidade e Resistência: Questionando fronteiras, categorias e dilemas da migração forçada na América Latina

:: PROGRAMAÇÃO ::

No primeiro dia, dia 11 de setembro, as atividades serão abertas em Botafogo (RJ), com uma cerimônia de abertura que tomará lugar na Fundação Casa de Rui Barbosa às 18hs.

No segundo dia, dia 12 de setembro, as atividades serão realizadas na PUC-Rio, painéis públicos, rodas de conversas em temas específicos e um cineclube com apresentações de filmes e documentários de curta-duração.

No terceiro dia, dia 13 de setembro, as atividades serão novamente realizadas na PUC-Rio, painéis públicos, rodas de conversas, sarau musical e conferência de encerramento dedicada à questão indígena no âmbito da hospitalidade, hostilidade e resistência na América Latina.


Confira a Programação Completa: https://xseminariocatedrasvm.home.blog/programacao-completa/


:: INSCRIÇÕES ::

Faça sua inscrição para participar do evento.
https://xseminariocatedrasvm.home.blog/a/inscricoes/



Mais informações em breve.

Tags

Cátedra Sérgio Vieira de MelloFronteirasRefúgio