II Seminário da Pós Graduação

21 Nov
23 Nov

O Instituto de Relações Internacionais (IRI/PUC-Rio) convida todas e todos para o II Seminário da Pós Graduação IRI/PUC-Rio, a ser realizado nos dias 21, 22 e 23 de novembro.

O Seminário busca abordar dois temas importantes para a vida acadêmica: o da saúde mental na academia, especialmente no que tange as demandas por produtividade, e o do engajamento da academia com a crise política atual que se desdobra no Brasil, bem como em grande parte do mundo diante da ascensão da extrema direita.

Na roda de conversa de abertura haverá uma exposição por parte de professoras que trabalham com o tema de saúde mental e transtornos de ansiedade e depressão, voltado especificamente para a academia. Em seguida, as Mesas serão compostas por apresentações de trabalhos enviados, conforme regras do edital, seguidas dos comentários dos professores presentes. Após a avaliação dos professores, haverá espaço para que os demais apresentadores de trabalhos e ouvintes se engajem no debate fazendo perguntas e comentários sobre os trabalhos apresentados. Por fim, a roda de conversa de encerramento levantará questões que concernem as preocupações dos alunos da pós-graduação sobre a crise política atual e o papel da academia nessa dinâmica. O objetivo desta roda de conversa é levantar as discussões e reflexões sobre a participação da academia no debate político recente, pautando demandas e identificando problemas e desafios.

De acordo com os objetivos estabelecidos para o seminário, pretende-se fomentar maior integração entre os alunos e alunas e o corpo docente. O evento, portanto, busca criar um espaço para o debate acerca dos temas pesquisados, criando uma atmosfera de engajamento coletivo, incentivando, assim, a participação de todos e todas, não só dos apresentadores.

De modo a cumprir tal objetivo, busca-se reunir acadêmicos iniciantes e mais experientes, facilitando uma discussão abrangente e crítica acerca dos diferentes tópicos de pesquisa possíveis no campo das Relações Internacionais.

OBS:

1. Não é necessário realizar inscrição prévia para participar.

2. O evento será realizado no auditório do IRI, localizado na Rua Marquês de São Vicente, 232 – loja A, Gávea, Rio de Janeiro, exceto a Roda de Conversa de Encerramento, realizada no dia 23/11, de 15 às 17h, realizada no Auditório Padre Anchieta, Prédio Leme, Campus PUC-Rio, Gávea.

3. A participação valerá horas complementares.