Intolerância Religiosa: Religiões de Matrizes Africanas e o Racismo Atravessado pela Religião

09 Out
11 Out

O Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio, em parceria com o Coletivo Nuvem Negra, oferece o minicurso “Intolerância religiosa, religiões de matrizes africanas e o racismo atravessado pela religião“, ministrado por Lucas Obalera de Deus. A partir da análise de casos noticiados pela mídia, o minicurso pretende caracterizar e compreender as tensões e conflitos que envolvem as religiões de matrizes africanas, o Estado e as igrejas. Mais precisamente, procura compreender o lugar subalternizado conferido às religiões de matrizes africanas e o seu respectivo processo de perseguição, partindo de uma reflexão acerca dos efeitos do racismo e da “colonialidade” no processo de naturalização e legitimação das diversas violências perpetradas contra as comunidades-terreiro, bem como na própria formação do Estado brasileiro.

O minicurso será nos dias 9, 10 e 11 de outubro, de 15h as 17h da tarde, na sala F206 – edifício da Amizade, ala Frings. Haverá emissão de certificado de participação.
Link para inscrição: https://docs.google.com/…/1Me9VgCasRxcMvh06bJRR…/edit…

Lucas Obalera de Deus possui bacharelado e licenciatura em Ciências Sociais pela PUC-Rio. Pesquisador na área de relações étnico-raciais, atuando principalmente nos seguintes temas: racismo, raça, racismo cultural-religioso, intolerância religiosa, religiões de matrizes africanas, neopentecostalismo e diálogo inter-religioso. Atualmente realiza a pesquisa “Por uma perspectiva afrorreligiosa: estratégias de enfrentamento à intolerância religiosa”, financiada pela Fundação Heinrich Böll. Ativista da Escola livre Ubuntu de Filosofia e Teologia Afrocentrada. Membro-fundador do Coletivo Nuvem Negra. Editor do Jornal Nuvem Negra. Educador popular no Projeto Nuvens nas Escolas.

RacismoReligião