Introdução à etnografia online

19 Out
23 Out

No segundo semestre de 2020, o Laboratório de Metodologia do Instituto de Relações Internacionais/PUC-Rio ofereceu axs alunxs do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais e professores do IRI a participarem do minicurso Introdução à etnografia online” ministrado pela Dra. Letícia Cesarino (UFSC). O minicurso aconteceu nos dias 19 (15h-18h), 21 (12h-15h) e 23 (15h-18h) de outubro de 2020 (9h totais) através da plataforma Zoom.

No minicurso,a professora introduziu elementos básicos da etnografia em ambientes online, possibilidades de articulação com outras metodologias qualitativas, e orientações para ética em pesquisa online, registro de dados e escrita etnográfica.

Algumas das questões apresentadas e discutidas foram: como entender plataformas, websites e outros ambientes virtuais como campo etnográfico? Como articular observação participante com outras técnicas de pesquisa qualitativa? Como delimitar, coletar, organizar e registrar material encontrado online? Como mobilizar princípios éticos fundamentais na pesquisa online?

Acesse as gravações e materiais utilizados nos links abaixo:

Dia 1:
Dia 2:
Dia 3:

Letícia Cesarino é Professora Adjunta no Departamento de Antropologia e no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004), mestrado em Antropologia pela Universidade de Brasília (2006), e doutorado em Antropologia pela Universidade da Califórnia em Berkeley (2013), realizado com bolsa de doutorado pleno da CAPES/Fundação Fulbright. Ex-integrante da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da ABA. Tem trabalhado e publicado nos campos da antropologia da ciência e tecnologia, antropologia digital, antropologia econômica e do desenvolvimento, globalização e estudos pós-coloniais, sobre os seguintes temas: cibernética e teorias de sistemas; mídias digitais, neoliberalismo, populismos conservadores e pós-verdade; biossegurança; cooperação sul-sul, relações Brasil-África, globalizações do sul, transferência de tecnologia. Também tem atuado como tradutora inglês/português em antropologia e áreas afins.

Ciência e TecnologiaEtnografiaLABMETMetodologiaMinicurso de MetodologiaMundo Digital