Israel como Modelo Cultural: Imaginários e Usos na Nova Extrema-Direita

28 Mar
29 Mar

Instituto de Relações Internacionais (IRI/PUC-Rio), em parceria com o Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro, convida a todos para o evento “Israel como Modelo Cultural: Imaginários e Usos na Nova Extrema-Direita“, nos dias 28 e 29 de março, no IFCS/UFRJ e no RDC da PUC-Rio, respectivamente.

O crescimento de novas direitas é comum a várias nações ao redor do mundo, principalmente a partir da década de 2010. Embora tenham muitas diferenças entre si e seja difícil entendê-las como ideologias formais, é fácil perceber alguns padrões de atuação, como a esvaziamento dos valores democráticos, dúvidas sobre os processos eleitorais e descredibilização das instituições de Estado.

Nesse ínterim, o Estado de Israel aparece como uma espécie de modelo de utopia para essas novas direitas, como uma sociedade branca, armada, conservadora, heteronormativa e masculina. Este evento visa entender o papel dessa Israel imaginária na formulação de política e no projeto civilizatório dessas novas direitas ao redor do mundo.

Confira a programação detalhada abaixo: