Judith Butler, uma filósofa em trânsito

23 Nov
27 Nov

Neste semestre de 2020.2, o Laboratório de Metodologia do Instituto de Relações Internacionais/PUC-Rio ofereceu o minicurso “Judith Butler, uma filósofa em trânsito.

O Minicurso “Judith Butler, uma filósofa em trânsito” foi  ministrado pela Dra. Carla Rodrigues (UFRJ) nos dias 23, 25 e 27 de novembro das 18h às 21h (9h totais), através da plataforma Zoom.

O objetivo deste curso foi refazer o percurso filosófico de Judith Butler a partir de um recorte específico: a escolha de conceitos que, para serem trabalhados, exigem do/a pesquisador/a transitar entre diferentes campos teóricos, de modo a identificar e complexificar a trama conceitual tecida pela autora a partir de interlocuções com a antropologia feminista, os estudos de linguagem, a sociologia e a teoria psicanalítica.

No primeiro dia do minicurso a Professora Carla Rodrigues realizou uma introdução à autora e ao conceito de performatividade. No segundo, explorou como o conceito de Luto e de Corpo permeiam a obra de Judith Butler. Por fim, na sexta-feira a professora concluiu o minicurso discutindo sore os conceitos de interdependência, enquadramento e responsabilidade ética que a autora utiliza em suas obras mais recentes.

DRA. CARLA RODRIGUES é Professora da cadeira de Ética no Departamento de Filosofia da UFRJ, pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (IFCS/UFRJ), onde vem se dedicando ao estudo do pensamento da filósofa Judith Butler. Foi contemplada com bolsa de produtividade do edital Jovem Cientista do Nosso Estado (Faperj, 2018/2020) com o projeto “Judith Butler: do gênero à crítica da violência de estado”. Coordena o projeto Epistemologias Feministas. É integrante do GT Filosofia e Gênero, do GT História das Mulheres na Filosofia e uma das fundadoras do GT Desconstrução, linguagem, alteridade, da ANPOF. É integrante da linha de pesquisa Gênero, raça e colonialidade, no PPGF. Coordena o laboratório Filosofias do tempo do agora, catalogado no Diretório de Núcleos de Pesquisa do CNPq. Doutora e mestre em Filosofia pela PUC-Rio.

FeminismoGêneroJudith ButlerLABMETMetodologiaMinicurso de MetodologiaPerformatividadeTeoria Queer