Laboratório de Leitura e Redação “Fronteiras do Internacional”

22 Ago

No dia 22 de agostodas 15h às 17h, no Auditório do IRI 2*, terá início o Laboratório de Leitura e Redação Fronteiras do Internacional. Neste dia, a professora Anna Leander (IRI/PUC-Rio) e o professor Florian Hoffmann (Departamento de Direito PUC-Rio) irão apresentar seus textos e, após, seguirá um debate com mediação do professor Roberto Yamato (IRI/PUC-Rio).

Durante o evento, o professor Florian Hoffman também lançará seu livro “The Oxford Handbook of International Legal Theory”, uma parceria com Anne Orford (Melbourne Law School). A coleção explora questões-chave e debates na teoria jurídica internacional, oferece novas histórias intelectuais para a disciplina e fornece novas interpretações de figuras históricas significativas, textos e abordagens teóricas.

Fronteiras do Internacional é um grupo interdisciplinar de leitura e redação que explora a teorização contemporânea sobre o “internacional” no âmbito dos horizontes conceituais de Direito Internacional (DI) e Relações Internacionais (RI).

O Laboratório de Leitura e Redação terá encontros mensais, durante os quais o atual estado da arte das literaturas relevantes será mapeado, apresentado e discutido, e projetos de escrita serão explorados e, em estágios futuros, regularmente lidos e revisados. Também serão desenvolvidos seminários e publicações (impressas e virtuais), assim como as atividades (de solicitação de financiamento) que lhes sirvam de base, além da construção de uma rede ‘internacional’ de acadêmicos correspondentes desde uma fase inicial.

Este projeto é uma parceria entre o Instituto de Relações Internacionais e o Departamento de Direito da PUC-Rio, mas professores e alunos de todos os departamentos podem participar.

O eventos será ministrado em inglês e não haverá tradução simultânea.

*Auditório do IRI 2: Rua Marquês de São Vicente, 232 – Loja A

Direito Internacional