Lançamento do livro “A Diplomacia de Defesa na Política Internacional”

22 Ago

Convidamos para o lançamento do livro “A Diplomacia de Defesa na Política Internacional” de Antonio Ruy de Almeida Silva. Atualmente Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da da Escola Superior de Guerra (ESG), é doutor pelo IRI/PUC-Rio atuando, principalmente, nos temas de segurança internacional, defesa nacional, poder marítimo, poder naval e diplomacia de defesa.

O livro aborda a complexidade da diplomacia de defesa. Ao contrário das análises convencionais, o livro discute a diplomacia de defesa por meio da Teoria de Relações Internacionais, em especial a abordagem da Escola Inglesa e a sua ênfase na existência de uma sociedade internacional. Essa abordagem teórica inovadora permite diferenciar a diplomacia de defesa de outras iniciativas como a diplomacia militar e a cooperação militar. O papel não coercitivo desempenhado pelas Forças Armadas e, mais tarde, também pelos ministérios da Defesa, tem uma longa história. A Diplomacia e instrumentos de força sempre andaram juntos na política internacional. O argumento defendido é que os militares e civis constituem os recursos humanos que atuam no âmbito dos ministérios da Defesa e as Forças Armadas participam ativamente de práticas sociais de caráter diplomático, constituindo uma diplomacia com características específicas, aqui denominada diplomacia de defesa. O livro discute também a diversidade da diplomacia de defesa tanto no Norte quanto no Sul Global, incluindo o Brasil, assim como as especificidades da mesma na Guerra Fria e no pós-Guerra Fria.

Lançamento:

22 de Agosto de 2019, às 16hs.

Auditório do IRI 2, Rua Marquês de São Vicente,232 – Loja A. Gávea, RJ.

DefesaDiplomaciaForças ArmadasPolítica ExternaSegurança