O dragão e o elefante encontram as onças: China e Índia na América Latina

06 Out
07 Out

O IRI irá realizar, em parceria com o German Institute of Global and Area Studies (GIGA), o Seminário “O dragão e o elefante encontram as onças: China e Índia na América Latina”. O evento acontecerá nos dias 6 e 7 de outubro de 2016, e será parte das atividades do curso de graduação do Instituto.

O registro do evento está disponível abaixo

“O dragão e o elefante encontram as onças: China e Índia na América Latina”

Enquanto a China é um grande ator na América Latina e já existe um número crescente de publicações acadêmicas sobre as relações Sino-Latino Americanas, sabe-se muito menos sobre a abordagem da Índia e sobre seus interesses na América Latina. Enquanto em outras regiões (África e em partes da Ásia) há competição entre China e Índia, este (ainda?) não parece ser o caso da América Latina. Neste seminário, analisar-se-ão os interesses econômicos e estratégicos da China e da Índia na América Latina. Há diferenças entre o modo de interação chineses e indianos com a América Latina? Quais são os interesses dos países da América Latina com relação a ambos os gigantes asiáticos? Há diferenças na maneira como os países latino americanos se aproximam da Índia e da China, e pode-se identificar diferentes padrões de cooperação entre eles? Quais são as possibilidades futuras (dos próximos 10 a 20 anos) para a cooperação entre a América Latina e os dois países asiáticos? Haverá competição entre a índia e a América Latina? Quais são as repercussões para as relações com outros parceiros da América Latina (os E.U.A., Europa, por exemplo)? Com relação à Índia e China, o Brasil tem um status especial na América Latina pois coopera com a Índia no fórum IBSA e com a China e Índia nos BRICS. Como essa cooperação afeta as relações entre os três países?

Local: Auditório do RDC, PUC-Rio
Horário: 9h às 13h

Confira abaixo o registro do Seminário Internacional “O dragão e o elefante encontram as onças: China e Índia na América Latina”:

América LatinaChinaCooperação InternacionalÍndia