Os Mundos de Primo Levi

28 Mar

Instituto de Relações Internacionais e o Departamento de Letras da PUC-Rio convidam para a aula aberta “Os Mundos de Primo Levi“, ministrada pelo professor Renato Lessa, no âmbito da disciplina de pós-graduação “A escrita da História e Memória“. O evento acontecerá no dia 28 de março, de 13h às 16h, na Sala Cleonice Berardinelli (4° andar do prédio de Letras, PUC-Rio).

Primo Levi:

Nascido em Turim, Itália, em julho de 1919, Primo Levi foi um químico e escritor, sendo conhecido, principalmente, pelo seu trabalho sobre Holocausto, tendo em vista que o mesmo foi um prisioneiro em Auschwitz. Durante a Segunda Guerra Mundial, Levi fez parte de um grupo de resistência ao nazismo até que, em fevereiro de 1944, foi capturado por uma tropa italiana e enviado para o campo de concentração. Sua obra mais reconhecida, “É isto um homem?”, o tornou um dos pensadores mais importantes do século XX.

Renato Lessa:

Professor de Filosofia Política da PUC-Rio; Professor visitante da Université de Paris-Sorbonne; Investigador Associado do Instituto de Ciências Sociais na Universidade de Lisboa; Coordenador Acadêmico do Laboratório de Estudos Hum(e)anos, membro do Advisory Board do Instituto de Filosofia da Linguagem, da Universidade Nova de Lisboa; membro do Conselho Científico de Políticas de Exposição, do Museu Nacional de Belas Artes (Rio de Janeiro), membro do Comitê Científico do Museu do Amanhã (Rio de Janeiro).

HistóriaSegunda Guerra Mundial