Performatividade, precariedade, política: Judith Butler

10 Mar
12 Mar

O Instituto de Relações Internacionais (IRI/PUC-Rio) convida todas e todos para o seminário “Precariedade, Performatividade, Política”, organizado por discentes da pós-graduação de diversos departamentos e que contará com financiamento interno da PUC-Rio. Trata-se de um seminário interdisciplinar, aberto à submissão de trabalhos de pessoas de todas as áreas, da PUC e de outras universidades, a serem selecionados e alocados em mesas redondas de acordo com afinidade temática. A proposta é reunir pessoas que estejam trabalhando com conceitos oferecidos pelo trabalho da filósofa contemporânea Judith Butler para promover discussões que atravessem áreas filosóficas, sociológicas, políticas, artísticas, jurídicas etc. O seminário será aberto ao público mediante inscrição através de formulário e contará também com uma mesa de abertura com palestrantes convidadas.

Filósofa e professora da University of California, Judith Butler conta com uma obra extensa que, desde os anos 1990, vem abordando questões urgentes no contexto contemporâneo, abrangendo uma série de temáticas: gênero, psicanálise, poder e processos de subjetivação, guerra, luto e violência política, estado de exceção, resistências etc. Conceitos como performatividade e precariedade viabilizam a transversalidade de seus estudos e, por isso, pautam o recorte temático do nosso seminário.

Nosso objetivo é reunir pessoas de diferentes disciplinas que estejam trabalhando com a obra da filósofa, de maneira a criar pontes interdisciplinares por meio de trocas e diálogos pautados por esse eixo comum de interesse. Encorajamos a submissão de trabalhos que mobilizem a obra da filósofa das mais diversas maneiras.

INSCRIÇÕES

As inscrições são gratuitas e abertas para todas/os as/os alunas/os de graduação e pós-graduação, de qualquer área.

Aceitamos trabalhos acadêmicos inéditos cujas propostas dialoguem com o pensamento de Butler, em qualquer área de concentração disciplinar, e que possam ser alocados em um dos seguintes eixos temáticos:

1. Performatividade: corpo e discurso;

2. Precariedade e luto;

3. Política e violência de Estado;

4. Sujeição e poder.

Os resumos devem conter entre 600 e 800 palavras, além de título, nome completo das/os autoras/os, bibliografia e 3 a 5 palavras-chave. Poderão ser redigidos em português, espanhol ou inglês.

As inscrições deverão ser feitas através do formulário disponível no site (com resumo), até as 23 horas e 59 minutos do dia 10 de fevereiro de 2019.

As inscrições para ouvintes abrirão no dia 10 de Março de 2019.

FeminismoGêneroJudith ButlerPerformatividadeTeoria Queer