Pesquisador PRÓ-DEFESA participa de visita técnica ao CIASC.

01 Nov

O Professor Danilo Marcondes de Souza Neto,coordenador do projeto PRÓ-DEFESA (Entorno estratégico brasileiro: o nexo entre formação de região e diplomacia e cooperação em defesa) na Escola Superior de Guerra (ESG), participou da visita técnica realizada, no dia 1 de novembro de 2022, pelos alunos do curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Segurança Internacional e Defesa (PPGSID) da ESG ao Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC). O CIASC é uma instituição de ensino e capacitação vinculada ao Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil e instituição parceira da equipe do projeto PRÓ-DEFESA liderado pela Professora Monica Herz do Instituto de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (IRI/PUC-Rio).

A visita permitiu que os alunos do mestrado, e demais representantes da ESG, conhecessem as diferentes unidades que compõem o CIASC, incluindo o Centro de Operações de Paz de Caráter Naval (COpPazNav), o Centro de Simulação do Corpo de Fuzileiros Navais (CSimCFN), o Centro de Ensino à Distância (CEAD) e o Programa Forças no Esporte (PROFESP). Além dos alunos do mestrado, a visita também incluiu a presença de representantes da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da ESG, unidade onde o Professor Danilo Marcondes desempenha a função de Coordenador de Pesquisa, além de atuar como docente permanente do PPGSID.

Crédito da imagem: Vanessa Bandeira