Racismo, Branquitude e Universidade

23 Mai

No dia 23, terça-feira, teremos a mesa-redonda “Racismo, Branquitude e Universidade” que será realizada das 15 às 17h, na sala K117. Para falar sobre o assunto, estarão presentes Lourenço Cardoso, professor adjunto na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab)Natany Luiz, estudante de Relações Internacionais na PUC-Rio e membro do Coletivo Nuvem Negra (CNN), e Fransergio Goulart, Historiador e membro do Fórum Social de Manguinhos (FSM).

Com mediação de Bruna Silva, Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio (IRI/PUC-Rio), o evento tem como objetivo discutir como as práticas universitárias reproduzem e questionam o racismo e a branquitude, quais potencialidades devem ser exploradas nesse questionamento, qual a relação entre colonização epistêmica, racismo e branquitude, e como se pode interpelar a distribuição racial na universidade.

E, nos dias 24 e 25, o professor Lourenço Cardoso irá ministrar o minicurso “Branquitude, Identidade Branca e Branquidade, uma discussão teórica a respeito da identidade branca e outros termos como brancura, branquidade e o branco. O curso, uma parceria entre o Coletivo Nuvem Negra (CNN) e o IRI/PUC-Rio, é gratuito e tem vagas limitadas. Para participar, é necessário se inscrever previamente aqui.

O evento é aberto e vale horas complementares.

BranquitudeEnsino SuperiorRacismo