Refugiados colombianos no Brasil

29 Set

No dia 29 de setembrodas 11h às 13h, no Auditório do IRI*, será realizada a palestra “Refugiados Colombianos no Brasil“, com a professora Ângela Facundo, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

O objetivo é discutir o refúgio contemporâneo de populações como uma figura multifacetada que informa sobre tradições jurídicas e formas de governança, sobre arranjos morais e pertencimentos comunitários, tanto quanto sobre produção de subjetividades. Com base numa pesquisa sobre processos de refúgio e de reassentamento de nacionais colombianos no Brasil, e a partir de uma abordagem etnográfica, serão interrogadas diversas dimensões dessa figura.

Professora adjunta do Departamento de Antropologia da UFRN, a professora Ângela possui graduação em Antropologia pela Universidade Nacional de Colômbia (2003), mestrado em Ethnologie et Anthropologie Sociale pela École des Hautes Etudes en Sciences Sociales de Paris (2006) e doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014). Ela atua, principalmente, nos seguintes temas: refúgio e deslocamentos, gênero e produção de desigualdades sociais, fronteiras da nação, ações humanitárias, sentidos sociais dos sofrimentos.

Este evento faz parte do projeto piloto para implementação da Cátedra Sérgio Vieira de Melo da ACNUR na PUC-Rio.

A professora participará da palestra via Skype.

*Auditório do IRI 2: Rua Marquês de São Vicente, 232 – Loja A

BrasilCátedra Sérgio Vieira de MelloColômbiaMigraçãoRefúgio