Refugiados de ontem e de hoje: palestinos no Brasil

06 Out

No dia 6 de outubrodas 11h às 13h, no Auditório do IRI*, será realizada a palestra “Refugiados de ontem e de hoje: palestinos no Brasil“, com a professora Sônia Hamid, do Instituto Federal de Brasília (IFB).

O objetivo do evento é discutir a imigração e o refúgio de palestinos no Brasil. Tomando como referência o reassentamento de refugiados palestinos ocorrido em 2007, a professora Sônia apresentará as especificidades desse processo em relação à histórica vinda de palestinos ao país, além dos conflitos que marcaram a relação de estabelecidos e recém-chegados. As relações entre eles, como buscará detalhar, foram tanto pautadas em narrativas de cunho político relacionadas à chamada “Causa Palestina”, quanto em expectativas referentes ao modo como deveriam se integrar à sociedade brasileira.

Sonia Hamid é doutora e mestre em Antropologia Social pela Universidade de Brasília. Possui licenciatura em Pedagogia com habilitações em “Orientação Educacional” e “Magistério para Início de Escolarização”, também pela Universidade de Brasília. Ela atua, principalmente, nos seguintes temas: fluxos populacionais, práticas de governo locais e globais, refugiados palestinos, migração, identidade, memória, gênero e educação.

Este evento faz parte do projeto piloto para implementação da Cátedra Sérgio Vieira de Melo da ACNUR na PUC-Rio.

*Auditório do IRI 2: Rua Marquês de São Vicente, 232 – Loja A

BrasilCátedra Sérgio Vieira de MelloMigraçãoRefúgio