12 Set

O Instituto de Relações Internacionais e a Rede Jean Monnet ‘Crisis-Equity-Democracy for Europe and Latin America’, sediada na PUC-Rio, convidam todos para o lançamento da Edição Especial “Regional Health and Economic Responses to the COVID Crisis in the EU and Latin America” a ser realizado virtualmente no dia 12 de setembro.

O evento contará com contribuições por Andrea Ribeiro Hoffmann (IRI/PUC-Rio), Athanasios Kolliopoulos (NKUA, Athens), Bruno Luciano (TBC, PPGRI San Tiago Dantas), Claudia Marconi (GGFPI PUC-SP & FECAP), Dimitris Katsikas (NKUA, ATHENS), George Andreou (NKUA, ATHENS), Guilherme Ferreira (UNIFESP), Kai Lehman (IRI/USP), Lorena Granja (PPGRI/UERJ).

A mesa será realizada virtualmente e em inglês às 12hs no dia 12 de setembro de 2022.

Em maio de 2021, os periódicos científicos Revista Contexto Internacional, publicado pelo IRI/PUC-Rio e Region/Periphery, publicado pelo Research Centre for Economic Policy, Governance and Development (EKOPDA) no Department of Political Science and Public Administration da National and Kapodistrian University of Athens (NKUA), da Grécia lançaram um convite conjunto para a submissão de artigos originais sobre o tema: “Regional Health and Economic Responses to the COVID Crisis in the EU and Latin America”. O objetivo do convite era atrair contribuições que investigassem o tratamento da crise da COVID-19 a nível regional, centrando-se na UE e na América Latina.

A edição conjunta resultante abrange uma vasta gama de tópicos relacionados às reações políticas e institucionais à pandemia na UE e na América Latina. No século XXI, crises de diferentes tipos ocorrem com frequência crescente, afetando não só países individuais, mas também regiões inteiras e o mundo como um todo. Neste contexto, esta edição contribui para uma literatura crescente sobre o impacto das crises na cooperação e integração regional. A sua publicação simultânea num formato comparativo, acrescenta uma nova e – acreditamos – valiosa perspectiva à análise em curso.

A chamada foi uma iniciativa da Rede Jean Monnet ‘Crisis-Equity-Democracy for Europe and Latin America’, na qual o IRI/PUC-Rio e a EKOPDA/NKUA são parceiros.  O projeto promove o estudo comparativo de crises e gestão de crises, bem como as suas implicações socioeconômicas nas democracias europeias e latinoamericanas, partindo da premissa de que estas regiões podem ambas aprender com as suas respectivas experiências em resposta a crises e as implicações distributivas e democráticas a nível nacional e regional, bem como com o papel das hegemonias regionais, especialmente em tempos de polarização política e de nacionalismo crescente. O projeto permite a troca de informações e experiências entre a Europa e a América Latina, mas também a abertura de um diálogo bi-regional sobre políticas sociais e macroeconômicas e a gestão de crises, fornecendo conteúdo adicional à aliança estratégica que os Summits UE-CELAC devem supostamente construir.