29 Mai

A Rede MUDRAL (Multilateralismo e a Direita Radical na América Latina) convida para o evento “Regulação das Redes Sociais e Democracia – Como responder à desinformação propagada pela Direita Radical na América Latina?. O evento será realizado na segunda-feira, dia 29 de maio das 9h20 às 11h (horário de Brasília), via Zoom.

Participantes confirmados:

João Brant (Secretário de Políticas Digitais, Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República – SECOM, Brasil)

Guilherme Canela (Chefe da Unidade de Liberdade de Expressão e Segurança dos Jornalistas da UNESCO, Paris)

Letícia Capone (Professora da Escola de Comunicação da UFRJ, pesquisadora do Grupo de Pesquisa Comunicação, Internet e Política da PUC-Rio)

Apresentação:

Monica Herz (Professora do Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio; Coordenadora da Rede MUDRAL)

Moderação do evento:

Giancarlo Summa (École des Hautes Études en Sciences Sociales – EHESS, Paris; Cofundador da Rede MUDRAL)

O evento faz parte de uma série de iniciativas públicas para estudar como líderes, partidos e movimentos da direita radical se articulam na América Latina (em conexão com Estados Unidos e Europa) para atacar instituições multilaterais, propagar negacionismo (climático, científico, médico) e discursos de ódio e, em geral, atentar contra direitos individuais e coletivos.

Começamos por discutir a questão da regulamentação das redes sociais devido à centralidade do tema, no Brasil e no mundo.

A comunidade internacional está trabalhando para estabelecer diretrizes que possam ser utilizadas em cada país para regulamentar as redes sociais, de forma a garantir a liberdade de expressão e impedir a disseminação de discursos de ódio e de desinformação.

Guilherme Canela lidera a discussão internacional sobre as diretrizes de regulamentação das redes, que foram discutidas na Conferência da UNESCO “Internet for Trust”, realizada em Paris em fevereiro passado. Centenas de sites internet e perfis nas redes ligados à direita radical lançaram uma campanha de desinformação sobre a Conferência, acusando as Nações Unidas de querer promover uma censura global.

João Brant liderou a comitiva do Brasil na Conferência da UNESCO, e leu uma mensagem do presidente Lula, em que o governo se empenha a trabalhar para a regulamentação das plataformas digitais “com transparência e muita participação social” e “coordenada multilateralmente” no plano internacional. Atualmente, está sendo discutido no Congresso nacional o PL 2630 para regulamentar as redes sociais, que tem sido alvo de ataques incessantes do bolsonarismo e das empresas de plataformas digitais.

Letícia Capone desenvolve estudos sobre a atuação e articulação da extrema-direita nas redes sociais e monitorou o comportamento do segmento na discussão sobre o PL2630.

Após as apresentações dos participantes, o público e os jornalistas terão a oportunidade de enviar comentários e perguntas. O evento será em português e será moderado.

Para se inscrever no evento, clique aqui.

Para mais informações sobre o evento: projetomudral@gmail.com