Rising Powers and Contested Orders in the Multipolar System

Compartilhar
19 Set

Este seminário é uma iniciativa em conjunto do IRI e do German Institute of Global and Area Studies – GIGA, da Alemanha.

O seminário reunirá mais de vinte professores e pesquisadores convidados,  para discutir sobre o tema dos países  BRICS e seus desafios. As mesas redondas incluirão discussões sobre integração regional, nova ordem  internacional e desenvolvimento, sob diferentes perspectivas como energia, segurança, comércio e mudanças climáticas.

O seminário pretende abordar e discutir as respostas estratégicas dadas à ascensão dos BRICS em nível regional. A intenção é debater quais as possíveis estratégias regionais adotadas por Estados secundários e terciários diante dessa nova configuração.  A conferência pretende promover um  debate em relação a  duas problemáticas centrais  envolvendo a ascensão dos BRICS, tendo como preocupação a presença de profissionais ligados a diversas perspectivas teóricas.

No primeiro dia, será debatido o papel dos BRICS na contestação da ordem da política mundial, que leva a novas formas de governança, com a criação de  novas instituições que desafiam  organizações, regras e procedimentos já estabelecidos. O papel dos BRICS na governança global e no multilateralismo num momento posterior ao unipolar também  será debatido. O segundo dia promove três debates teóricos: a controvérsia sobre como caracterizar estratégias diferentes em  regiões do mundo, o impacto de  diversas formas de fatores domésticos, sistêmicos e normativos para as respostas estratégicas, e o papel das instituições regionais na administração da realidade das novas potências

Confira abaixo o registro do evento:

Tags

Poderes emergentes