Ruínas digitais e tecnopolítica da falha

26 Mai

As infraestruturas e aparatos tecnológicos tornam-se sensivelmente mais visíveis e audíveis quando falham. Isso vale especialmente para os processos algorítmicos que governam nossa atenção e nossas condutas em plataformas e aplicativos digitais. Nesta conferência, a professora Fernanda Bruno (Instituto de Psicologia/UFRJ) irá explorar o potencial das falhas tecnológicas como oportunidades epistemológicas e tecnopolíticas para compreender o modo de operação da racionalidade algorítmica, bem como para contestá-la e, eventualmente, torná-la mais permeável a negociações. A conferência irá abordar casos de falhas recentes em sistemas algorítmicos voltados para a extração de dados comportamentais, emocionais e psicológicos.

Palestrante: Fernanda Bruno (Professora no Instituto de Psicologia/UFRJ e Coordenadora do MediaLab/UFRJ)

Conferência temática da Rede IPS Brasil.

26 de maio de 2022. Via Zoom – Para obter o link enviar email para:  ipsrede@gmail.com

Sobre a palestrante

Fernanda Bruno concluiu o doutorado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2001. É pós-doutora pelo Institut d”études politiques de Paris (Sciences Po), onde atuou como pesquisadora visitante de 2010 a 2011. Atualmente é Professora Adjunta do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da UFRJ. É autora dos livros Máquinas de ver, modos de ser: vigilância, tecnologia, subjetividade. (Sulina, 2013) e Do Sexual ao Virtual (Unimarco, 1997) e é organizadora de Vigilância e Visibilidade: espaço, tecnologia e identificação (Sulina, 2010), Imagem, visibilidade e cultura midiática (Sulina, 2007) e Limiares da Imagem: tecnologia e estética na cultura contemporânea (Mauad, 2006). Suas áreas de interesses e pesquisa são: tecnologia, subjetividade, corpo, tecnologias de comunicação, cibercultura, cognição, vigilância e visibilidade. Coordena o CiberIdea: Núcleo de Pesquisa em tecnologias da comunicação, cultura e subjetividade, da ECO/UFRJ. É pesquisadora nível 2 do CNPq.