Seminário PET/TEPP 2019.2: “Desenvolvimento e Mobilidade em Perspectiva: do Global ao Local”

16 Dez
17 Dez

Pensar em mobilidade e desenvolvimento – juntos, não separados – traz a possibilidade de aprofundamento do debate, pois reconhece a forma em que ambos operam, de maneira intrinsecamente relacionada. Com isso, o Seminário “Desenvolvimento e Mobilidade em Perspectiva: do Global ao Local” busca pensar as interseções e conexões entre mobilidade e desenvolvimento. Buscamos refletir e analisar sobre, em escala global, quais são tais indivíduos deslocados, por que estes saem das suas terras, o que os ameaça e quais são os obstáculos que perpassam ao longo de sua jornada. Em nível local, na cidade do Rio de Janeiro, buscamos compreender quais são as barreiras para a mobilidade e o desenvolvimento dos moradores e cidadãos cariocas, seja no campo da moradia, do transporte, do direito à cidade, ou no âmbito socioambiental.

Desse modo, o seminário busca incluir para o debate acadêmicos, membros da sociedade civil e movimentos sociais para pensar as diversas nuances e vertentes de mobilidade e desenvolvimento, em escala global e local. Da mesma forma, o evento procura realizar diálogos entre os trabalhos desenvolvidos pelos alunos pesquisadores do IRI/PET-TEPP durante este semestre para estabelecer um contato multidisciplinar e que atravesse diversos assuntos, compreendendo, assim, a forma como as dinâmicas abordadas afetam tanto a mobilidade quanto o desenvolvimento.

Além disso, o evento irá contar com um (exercício de) debate entre os alunos pesquisadores sobre o tema “Internacionalização da Amazônia”, procurando explorar os pontos favoráveis e desfavoráveis sobre essa discussão de extrema pertinência no cenário brasileiro atual. A atividade visa compreender e analisar se a moção “devemos defender a internacionalização da Amazônia?” deverá ser efetivada ou não, com base no arcabouço argumentativo dos debatedores.

Acesse aqui o programa completo.

Para participar acesse o Formulário de Inscrição.

O evento será realizado nos dias 16 e 17 de Dezembro das 9h às 17h30, no BRICS Policy Center.

DesenvolvimentoGlobal x LocalMobilidadepet/tepp