Metodologia e Relações Internacionais: Debates Contemporâneos – Vol. 3

Este é o terceiro livro de uma série de publicações em metodologia para as ciências sociais e as humanidades. O livro e a série surgiram como produto de algumas atividades organizadas pelo Laboratório de Metodologia (LabMet) do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da PUC-Rio. A proposta é que cada livro reúna contribuições de diferentes áreas – relações internacionais, ciência política, política pública, sociologia, antropologia, filosofia, letras e outras – de modo a oferecer insumo para uma maior transdisciplinaridade. Sendo assim, apesar de trazer alguns exemplos práticos voltados para a política internacional, o livro dialoga com diversos campos de pesquisa.

Cada capítulo do presente livro foi escrito a partir da experiência de um dos minicursos oferecidos pelo LabMet e cada autor/a oferece uma perspectiva própria, um histórico institucional e teórico particular e uma experiência específica na metodologia abordada. Cada capítulo traz ainda dicas de como proceder para colocar cada abordagem em prática.

A realização dos cursos e a produção desse livro não seriam possíveis sem o enorme apoio oferecido pelo IRI e sem a ajuda sempre competente da equipe do LabMet. Agradecemos à professora e diretora do IRI, Marta Fernández, pelo apoio, além de às pessoas que colaboraram nesta edição – Douglas Roberto Knupp Sanque e Rodrigo Borba (UFRJ), Phoebe Kisubi Mbasalaki e Sara Matchett (Universidade da Cidade do Cabo, África do Sul), Marcelle Decothé (UFF), Maria Helena Zamora (PUC-Rio), Gabriel Fernandes Caetano (PUC-Rio) e Nycolas Candido da Silva Lau (PUC-Rio). Agradecemos ainda à CAPES, na forma do projeto PRINT 2377/2018, pelo apoio no financiamento deste volume.
Esperamos continuar contribuindo para uma reflexão cada vez mais profunda, imbricada e política do papel da metodologia na produção de um conhecimento capaz de atender melhor à complexa e desafiadora realidade em que vivemos.

Equipe do Laboratório de Metodologia em 2020.

Isabel Rocha de Siqueira, coordenadora
Ana Carolina Lacerda, assistente de pesquisa

Para acessar o e-book gratuitamente clique aqui.