A genealogia de Foucault e a emergência da economia como ciência de tudo

Compartilhar

Neste semestre de 2022.1, o Laboratório de Metodologia do Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio, convida discentes do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais e docentes do IRI a participarem do minicurso A Genealogia de Foucault e a Emergência da Economia como Ciência de Tudo. Algumas vagas de número limitado também estão abertas para discentes de pós-graduação, docentes e pesquisadoras externas ao IRI/PUC-Rio. Excepcionalmente, estudantes de graduação, vinculados ao PET/IRI e ao PET/JUR poderão se inscrever neste minicurso. As vagas ao público externo estão sujeitas à confirmação. As inscrições deverão ser feitas acessando os formulários indicados abaixo e se encerram no dia 07/06. 

Este minicurso será ministrado pela Professora Dra. Aline Passos (Doutora em Sociologia/UFS), nos dias 21, 22 e 24 de junho, das 18h às 21h, através da plataforma Zoom, em link a ser enviado para as inscritas no dia de início das atividades. A duração total do curso será de 9 horas. 

Sobre o Curso

A proposta do curso é conhecer e analisar como Michel Foucault, no final da década de 1970, percebeu um deslocamento na forma e pensar e sentir no mundo ocidental, cuja gramática é a economia. Essa percepção foucaultiana é derivada da genealogia enquanto método de análise das relações de poder que privilegia “a história que a História não conta”; (ou seja, as entrelinhas, o que foi silenciado, quem foi derrotado). Para um público de Relações Internacionais, a temática é interessante porque a chave de decifração da genealogia em Foucault é a guerra e, portanto, a “economicização” de vastos campos do saber e das relações sociais pode ser lida como batalha, e não como a revelação de uma verdade intrínseca à vida. Como case do problema apontado por Foucault, será utilizada a proposta do livro “Freakonomics: o lado oculto e inesperado de tudo que nos afeta”, um best-seller do pensamento neoliberal que afirma que a economia representa a forma como o mundo realmente funciona e, por isso, ela pode tratar mais adequadamente de temas como criminalidade e educação, entre outros. 

Sobre a docente

Aline Passos é doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Possui graduação em Direito também pela UFS e mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É professora de Direito Penal na Faculdade Pio X de Canindé do São Francisco (FAPIDE). Coordenou, entre 2015 e 2016, a pós-graduação lato sensu em Direito Penal e Processo Penal na Faculdade Estácio de Sergipe (FASE), onde também lecionou na graduação durante oito anos. Foi professora convidada na pós-graduação lato sensu em Direito e Processo Penal da Universidade Tiradentes entre 2013 e 2020. Entre 2012 e 2014 exerceu atividade docente no Departamento de Direito da Universidade Federal de Sergipe. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Exclusão, Cidadania e Direitos Humanos – GEPEC/UFS. Em 2022, teve sua tese indicada, pelo PPGS-UFS, aos prêmios da CAPES e da ANPOCS. 

Inscrições

Público interno: https://forms.gle/VPtC4JtF4aYPXM3q7  

Público externo: https://forms.gle/SXaEjUPBWxYumd4D7  

Notas 

Diante do número limitado de vagas, pedimos que qualquer desistência seja informada prontamente. Para discentes do IRI, reforçamos que são válidas as mesmas regras de presença dos demais cursos do instituto. Dúvidas e informações: labmet.iri@puc-rio.br 

Tags

EconomiaFoucaultMetodologia