Algumas abordagens quantitativas na metodologia de pesquisa social

Neste semestre de 2021.1, o Laboratório de Metodologia do Instituto de Relações Internacionais/PUC-Rio convida discentes e docentes do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais e professores do IRI a participarem do minicurso “Algumas abordagens quantitativas na metodologia de pesquisa social. Algumas vagas de número limitado também estão abertas para discentes e docentes de programas de pós-graduação, para além do IRI. Os minicursos são gratuitos, mas é obrigatória a inscrição pelos formulários abaixo indicados. As inscrições de candidaturas externas estão sujeitas à confirmação.

O Minicurso ”Algumas abordagens quantitativas na metodologia de pesquisa social” será ministrado pela Profª. Drª Moema Guedes, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal Rural do Rio de JaneiroO Minicurso será oferecido nos dias 26, 28 e 30 de abril, das 18h às 21h, através da plataforma Zoom. A carga horária total do curso é de 9 horas.

Mais informações abaixo.

ALGUMAS ABORDAGENS QUANTITATIVAS NA METODOLOGIA DE PESQUISA SOCIAL

Ementa: o curso pretende apresentar de forma introdutória algumas técnicas de pesquisa de cunho quantitativo utilizadas na pesquisa social. Além de contextualizar o surgimento e possíveis utilizações busca-se explorar o diálogo entre metodologia e teoria partindo dos estudos de gênero e desigualdades.

Profª. Drª. Moema Guedes é graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), mestra em Estudos Populacionais e Pesquisa Social pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (2004), doutora em Demografia pela Universidade Estadual de Campinas (2009) e pós-doutora em Sociologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2010). Atualmente é Professora Associada I do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), cargo que ocupa desde 2011. Desde 2014 integra também o Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (PPGCS) da mesma universidade. Já coordenou grupos de trabalho/ simpósios temáticos nas seguintes associações científicas: ANPOCS, ABEP, ABET e Fazendo Gênero. Tem experiência na área de Sociologia e Estudos Populacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: relações de gênero, trabalho, família e metodologia de pesquisa.

Datas e horários:

26/04 – 18h às 21h: Articulações entre indicadores sociais e políticas públicas.

28/04- 18h às 21h: A contribuição de novas metodologias para a estruturação de perguntas na pesquisa: o caso dos estudos populacionais.

30/04 – 18h às 21h: Desafios e potencialidades dos surveys. Alguns outros exemplos práticos de usos de bancos de dados.

Abordagens QuantitativasPesquisa