Case Studies and Process-Tracing

Neste semestre de 2019.2, o Laboratório de Metodologia do Instituto de Relações Internacionais/PUC-Rio promoveu o Minicurso de  Case Studies and Process-Tracing que foi ministrado pelo Professor Dr. Stefano Guzzini ( IRI – Puc-Rio)  nos dias 13,18 e 19 de Novembro de 18h às 21h (9h totais), no auditório do IRI – PUC-Rio.

O objetivo do minicurso consistiu em introduzir os estudantes nas diferentes possibilidades de análise comparativa e desenvolver estratégias interpretativas de pesquisa pra análise de estudos de caso. Diante disso, as três sessões foram divididas nas seguintes temáticas:

Parte 1: compreendendo estudos de caso qualitativos;

Parte 2: Metodologia interpretativa para um estudo de caso ;

Parte 3: abrindo a caixa preta e introduzindo a temporalidade: process-tracing e mecanismos sociais e causais.

Ementa completa e Bibliografia Indicada

STEFANO GUZZINI (IRI- PUC Rio)

Professor Guzzini holds a degree from l’Institut d’Études Politiques de Paris, Master’s in Economics from LSE and Ph.D. in Social & Political Sciences from European University Institute. His areas of expertise are: foreign policy analysis (applied: US, German, French foreign policy), Theories of International Relations and International Political Economy (applied: realism and constructivism); Power Analysis.

Process Tracing