Agenda do Laboratório de Metodologia em 2020.2

O Laboratório de Metodologia (LabMet/IRI-PUC-Rio) anuncia sua agenda para o segundo semestre de 2020.2. Em função da pandemia causada pelo coronavirus permaneceremos realizando nossas atividades remotamente através da plataforma Zoom. Neste semestre o LabMet oferecerá três minicursos (9h totais) e uma oficina (6h totais). As temáticas oferecidas foram pensadas com vistas a priorizar metodologias que podem ser utilizadas para a condução de pesquisas em períodos de distanciamento social. Você encontra maiores informações sobre a questão no Guia de pesquisa na quarentena: Obstáculos e possibilidades para as ciências humanas e sociais em isolamento social” que elaboramos em parceria com o Laboratório de Humanidades Digitais  (dhLab/PUC-Rio).

Nos dias 21 (15h às 18h), 23 (18h às 21h) e 25 (15h às 18h) de setembro ofereceremos o Minicurso “Estudo dos processos intertextuais à luz da Linguística Textual” ministrado pela Dra. Mônica Cavalcante (Universidade Federal do Ceará) e pela Dra. Ana Paula Lima de Carvalho (Instituto Federal do Piauí – IFPI). O minicurso nos dará um panorama dos estudos sobre intertextualidade, além de abordar intertextualidades estritas e amplas enquanto estratégias de argumentação.

Ainda em setembro, teremos  uma Oficina de Letramento Racial ministrada pela Dra. Aparecida de Jesus Ferreira (Professora Associada – UEPG – Universidade Estadual de Ponta Grossa) nos dias 28 de Setembro e 02 de Outubro, das 15h às 18h. Ementa a divulgar.

Nos dias 19, 21 e 23 de outubro a Dra. Letícia Cesarino (PPGAS/UFSC) oferecerá o Minicurso “Introdução à etnografia online”. O curso introduzirá elementos básicos da etnografia em ambientes online, possibilidades de articulação com outras metodologias qualitativas, e orientações para ética em pesquisa online, registro de dados e escrita etnográfica. Algumas das questões a serem apresentadas e discutidas são: como entender plataformas, websites e outros ambientes virtuais como campo etnográfico? Como articular observação participante com outras técnicas de pesquisa qualitativa? Como delimitar, coletar, organizar e registrar material encontrado online? Como mobilizar princípios éticos fundamentais na pesquisa online?

Nossa última atividade do semestre será um Minicurso “Judith Butler, uma filósofa em trânsito”, ministrado pela  Dra. Carla Rodrigues (Instituto de Filosofia e Ciências Sociais – UFRJ) nos dias 23 (15h às 18h), 25 ( 18h às 21h) e 27 de novembro (15h às 18h) O objetivo deste curso é refazer o percurso filosófico de Judith Butler a partir de um recorte específico: a escolha de conceitos que, para serem trabalhados, exigem do/a pesquisador/a transitar entre diferentes campos teóricos, de modo a identificar e complexificar a trama conceitual tecida pela autora a partir de interlocuções com a antropologia feminista, os estudos de linguagem, a sociologia e a teoria psicanalítica.

As fichas de inscrição, ementas e programas completos serão disponibilizados ao longo do semestre em nosso site (labmetodologia.com), na aba “atividades”.

Por fim, encorajamos o acompanhamento do  curso de escrita acadêmica organizado pela professora Rosana Pinheiro-Machado. As aulas estão sendo disponibilizadas no canal da professora às terças e sextas feiras às 15h.

Clique aqui para saber mais sobre o Laboratório de Metodologia do IRI/PUC-Rio.