Aluno do mestrado fica em quarto lugar em competição de ensaios que tratam do nexo entre desarmamento, segurança e desenvolvimento, da UNIDIR

O mestrando do IRI, André Duffles Teixeira Aranega, participou da primeira versão da Global Disarmament Essay Competition de 2022.

Em parceria com o governo da República da Coreia, a competição foi organizada por um dos principais órgãos da Organização das Nações Unidas (ONU) responsável pelo desenvolvimento de pesquisas científicas sobre o desarmamento dos países e sua segurança: o United Nations Institute for Disarmament Research (UNIDIR).

Jovens entre 18 e 29 anos foram convocados pelo UNIDIR a participarem da competição através do desenvolvimento de um ensaio original tratando do seguinte tema: o nexo entre desarmamento, segurança e desenvolvimento.

O ensaio do mestrando, intitulado “National Choices, Global Effects: Discussing Micro-Disarmament, Development, Peace, and Illicit Flows of SALW in Brazil” ficou em quarto lugar no ranking da competição global.

No ensaio, Aranega ressalta que a relevância estratégica do Brasil no mercado ilícito do tráfico de armas de fogo deve ser reconhecida, especialmente considerando a contínua expansão internacional de sua principal organização criminosa transnacional (i.e., o Primeiro Comando da Capital) e como as recentes transformações na política de armas do governo brasileiro influenciarão os níveis de violência armada e obstruirão a paz nacional, regional e global. Conforme o título do ensaio sugere, ao descrever como a política pró-armamento promovida pelo governo Bolsonaro está ameaçando o futuro da segurança nacional, regional e global, Aranega demonstra como escolhas nacionais possuem efeitos globais.

Os cinco melhores ensaios serão publicados online como parte da série Youth Commentaries do UNIDIR, que será promovida em uma seção dedicada em seu site, através das mídias sociais e redes de pesquisa do UNIDIR.

Eles também serão compartilhados como leitura de base para os participantes envolvidos na UNIDIR’s Model United Nations First Committee simulation.

Além disso, os cinco finalistas receberão um certificado assinado pelo Diretor do UNIDIR (Robin Geiss) e pelo Representante Permanente da República da Coreia (Taeho Lee) em Genebra.

DesarmamentoDesenvolvimentoSegurançaViolência