As relações Brasil-Ásia são tema de discussão entre alunos e jovens diplomatas

Nesta quinta-feira, 24, foi realizado o evento “As relações Brasil-Ásia sob o olhar dos jovens diplomatas – um bate-papo com os autores”.

A mesa foi organizada por ocasião do lançamento do livro “Os Desafios e Oportunidades na Relação Brasil-Ásia na Perspectiva de Jovens Diplomatas” e também pelo início do Projeto “Café com Diplomatas” – desenvolvido pelo corpo discente do Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio.

Inicialmente, o organizador do livro, Pedro Henrique Batista Barbosa, diplomata e doutorando em Políticas Internacionais pela Universidade do Povo da China, discorreu sobre a proposta da obra editada pela Fundação Alexandre de Gusmão. Segundo Pedro, o objetivo é contribuir para uma reflexão sobre qual o papel da diplomacia brasileira na condução e no aprofundamento das relações entre o Brasil e os países da Ásia e quais são as especificidades dos olhares de jovens diplomatas sobre esta região. Igor Abdalla Souza, diplomata, professor do IRI/PUC-Rio e autor do Capítulo sobre Brasil e Rússia, discorreu sobre a construção da parceria estratégica no pós Guerra Fria entre os dois Estados.

Em seguida, Glauber Carvalho e Cássia Pires, alunos de graduação, apresentaram os Projetos que estão sendo desenvolvidos para a preparação dos discentes do IRI/PUC-Rio para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD). Entre as iniciativas estão previstas uma parceria com a Damásio Educacional, a organização de um Grupo de Estudo para solucionar questões do CACD, além do próprio Café com Diplomatas. Glauber e Cássia realizaram cinco perguntas para os diplomatas Pedro e Igor a respeito da carreira diplomática e os principais desafios envolvidos da política externa brasileira contemporânea sobre a região asiática. Por fim, procedeu-se para uma rodada de três perguntas entre os presentes e dois exemplares do livro foram sorteados.

Confira logo abaixo o vídeo do evento. Se preferir apenas o áudio, confira aqui.

Diplomacia