As Relações Rússia-Estados Unidos na era Trump

Compartilhar

No dia 27 de abril, tivemos o primeiro Debate de Conjuntura do semestre, com os professores Fabiano MielniczukESPM-Sul e AudiploJoão Nogueira, IRI/PUC-Rio, e Márcio Scalercio, IRI/PUC-Rio, e mediação do professor Paulo Wrobel, IRI/PUC-Rio. Os participantes debateram sobre “As Relações Rússia-Estados Unidos na era Trump” diante do Auditório do RDC lotado de alunos e de professores.

A palestra se deu frente a um cenário onde a relação entre os países tem sido destaque nos noticiários internacionais por diversos motivos. Muito tem se falado sobre a influência russa nas eleições norte-americanas, sobre o ataque americano contra a Síria, e sobre o aumento da tensão entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte, aliada à Rússia.  Segundo o professor Wrobel, tema mais atual não poderia ser, já que Donald Trump completou, no último dia 29, os seus primeiros cem dias como presidente americano.

O professor Fabiano Mielniczuk, analista de Rússia, deu início ao debate ao elaborar um panorama da relação entre os países nos últimos anos, o processo de desestabilização e quais os possíveis desdobramentos do atual desalinhamento político entre ambos, além do contexto eleitoral nas últimas eleições presidenciais americanas. Segundo ele, Hilary Clinton, ex-secretária do governo Obama e concorrente de Trump no ano passado, exerce papel fundamental para a compreensão da relação entre os países.

Já Márcio Scalercio deu continuidade à discussão ao basear sua apresentação em uma preocupação com o aumento de tensões na Europa, principalmente referente às questões militares, que têm se agravado desde a crise na Ucrânia. Além disso, ele destacou o papel da Otan nesse contextoambiente e concluiu ao dizer que imagina como uma ideia para diminuir a tensão entre os países, a possibilidade das relações do governo de Putin e Trump serem melhores do que as relações entre o governo de Putin e Obama.

Para João, a relação entre os países é ruim desde a administração de Clinton, e todos os governos falharam em tentar recupera-la. Ele diz que o que acontece hoje está muito mais ligado ao que se passa dentro dos Estados Unidos – e, por isso, é importante entender a crise do partido republicano. Para o professor, o mais interessante é tentar entender as relações entre os países no contexto da crise do projeto de ordenamento do mundo do pós-Guerra Fria. Segundo ele, não há nada de muito importante nas relações entre os países que não tenha acontecido desde o fim da Guerra Fria, mas há algo de novo que se segue no principal garantidor da ordem internacional, que é os Estados Unidos e, nesse sentido, mudanças podem acontecer.

Confira aqui o vídeo do debate na íntegra, e aqui, o áudio.