Atividades da IPS Winter School 2018

De 2 a 6 de Julho, no IRI-PUC-RIo, foi realizada a primeira semana da Escola de Inverno IPS 2018, onde os alunos participaram dos cursos ministrados pelo professor R.B.J. Walker, Angharad Closs Stephens e Michael J. Shapiro. R.B.J. Em sua aula, Walker discutiu os lugares da ciência e da crítica na produção de conhecimento nas Relações Internacionais, assim como a questão dos privilégios, do eurocentrismo, e da hegemonia como tópicos de pesquisa para uma Sociologia Política Internacional. Dr. Angharad Closs Stephens focou em debates atuais sobre afeto e política e como isso pode engrandecer nosso conhecimento e entendimento sobre nações e nacionalismo. Shapiro abordou a questão da precariedade, dando ênfase na forma com que textos artísticos aumentam a conscientização da dominação pós colonial e os legados históricos da desigualdade global.

Na segunda semana do evento, que ocorreu do dia 9 ao dia 13 de Julho, os alunos participaram de aulas ministradas pelos(as) professores(as) Jef HuysmansClaudia Aradau e Katherine Hall. Jef Huysmans, em sua aula, discutiu uma sociologia política internacional que fratura o social e o político, desenvolvendo conceitos e metodologias que focam nas relações transversais e na criatividade imanente. Claudia Aradau discutiu a forma como os algorítimos são centrais para os estudos sobre a política e a sociedade, dando foco em práticas de datafication, seus efeitos e possibilidades de intervenções críticas, explorando o que o poder do algorítimo significa hoje em dia. Katherine Hall, por sua vez, abordou a questão da ascensão da guerra dos drones e vigilância letal através de uma análise da história do desenvolvimento da tecnologia do drone durante o século XX através de uma perspectiva histórico sociológica e abordagens críticas do estudo da guerra.

Cada semana do evento contou com uma sessão de discussões. Tais sessões tiveram como objetivo envolver os alunos em discussões sobre um tópico sugerido por um dos professores. As discussões foram abertas afim de facilitar a participação de todos. Professores convidados sugeriram pequenos trabalhos acadêmicos para serem lidos afim de que todos os participantes tivessem uma base similar para a discussão. Na primeira semana, a discussão feita foi was “Community without unit: locals, nationals, transversals”, coordenada pelo professor Roberto Yamato. Na última semana, a discussão foi “Border perspectives: (im)mobilities at crossroads”, coordenada pela professora Carolina Moulin.

Saiba mais sobre a sociologia política internacional e sobre a IPS Winter School:

DadosDronesGuerraMetodologiaMobilidadeNacionalismoSociologia Política InternacionalVigilância