Charles W. Mills no IRI/PUC-Rio

Com seu enfoque distinto em questões de classe, gênero, e raça, o trabalho de Charles W. Mills contribuiu profundamente para o pensamento crítico não só no campo da filosofia, mas também nos campos da teoria política e social.

Mills visitou o IRI/PUC-Rio em 2017 na ocasião do seminário internacional “Descolonizando as Relações Internacionais: Pós-Colonialismo e seus Fragmentos”. Participando da mesa “Racismo e Pós-Colonialismo: reverberações epistemológicas“, Mills e os demais participantes discutiram o racismo epistemológico que opera privilegiando os homens brancos ocidentais nas ruas e nas universidades e que se apresenta como a única forma legítima para produção de conhecimento.

No livro “The Racial Contract”, Mills argumenta que, apesar da representação convencional das teorias políticas de Thomas Hobbes, John Locke, Jean-Jacques Rousseau, e Immanuel Kant apresentar o contrato social como neutro em relação à raça e etnia, na realidade, os filósofos as entendiam apenas como forma de regular a relação entre brancos; em relação à não-brancos, esses filósofos auxiliaram na criação de um “contrato racial” que permite a opressão e exploração enquanto validam seus próprios ideais morais.