Ciclo de Palestras do Eixo de Comércio Internacional de 2017.1

No início deste mês, o Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio realizou as primeiras palestras do “Ciclo de Palestras do Eixo de Comércio Internacional”.

Dia 3, O IRI/PUC-Rio recebeu os professores Lia Valls PereiraThauan Santos e Marcelo José Braga Nonnemberg para falar sobre “A relevância das barreiras tarifárias e não-tarifárias no comércio MERCOSUL-UE e o caso do comércio de carnes nacionais”.

A professora Lia Valls Pereira deu início ao debate ao falar sobre a “antiga” e a “nova” regulamentação no comércio internacional e o que a motivou, a economia política dos dois regimes, as respostas bilaterais da OMC e os acordos comerciais do Brasil. O professor Thauan Santos relembrou o começo da relação entre Mercosul e União Europeia, falou sobre o acordo que há entre eles, as negociações atuais, os obstáculos, além de analisar quantitativamente a relação comercial que há entre ambos. Já o professor Marcelo Nonnemberg focou nas exportações brasileiras de carnes. Ele explicou as “Medidas sanitárias e fitossanitárias” (SPS) no geral e seu papel nos acordos regionais, abordou os impactos de tais medidas no âmbito global e no que diz respeito ao comércio brasileiro de carnes.

Para assistir o vídeo da palestra na íntegra, clique aqui. Se preferir apenas o áudio, aqui.
Aqui, você confere o material usado nas apresentações dos professores.

No dia 11, o IRI/PUC-Rio realizou a palestra “O regime do comércio internacional em transformação: tensões da transição”, com o Embaixador Carlos Márcio Cozendey,

Subsecretário-geral de Assuntos Econômicos e Financeiros do Ministério das Relações Exteriores, e mediação do professor Paulo Wrobel.

O evento teve como base a configuração do sistema multilateral comércios e os impasses que tem enfrentado. O embaixador abordou o panorama do Brasil no Acordo Geral de Tarifas e Comércio (GATT) e os acordos de comércio que foram estipulados nas rodadas da Organização Mundial de Comércio (OMC), falou sobre a posição do Brasil frente às mudanças políticas comerciais internacionais e como se deu a relação do país com os outros países, além de levantar a questão sobre como os países ocidentais tratam a China que, apesar de ser um país em desenvolvimento, é o maior exportador e o maior importador do mundo.

Para ouvir o áudio da palestra, na íntegra, clique aqui.