“Cidadanias Ressignificadas na América Latina Contemporânea” Disciplina interdepartamental de pós-graduação

Compartilhar

O Instituto de Relações Internacionais, em conjunto com os departamentos de Comunicação, Direito, e História da PUC-Rio, irá oferecer, no primeiro semestre de 2020, a disciplina interdepartamental de pós-graduação “Cidadanias Ressignificadas na América Latina Contemporânea”.

A proposta do curso é discutir algumas das principais dinâmicas e desafios que hoje caracterizam as práticas da cidadania e da democracia na Ibero-América. Relacionando ambos os conceitos às às transformações ocorridas desde fins do século XX e início do século XXI, buscaremos explorar a relação entre os tradicionais mecanismos políticos representativos e as práticas de participação política vigentes. A contínua construção de alteridades na região será discutida na sua relação com formas de exclusão política históricas que ainda se perpetuam e com práticas presentes variadas de dominação social, econômica e cultural que precisam ser pensadas na sua relação com as clivagens raciais, étnicas e religiosas de maior expressão que acompanham os processos de exclusão/inclusão verificados na maioria dessas sociedades.

A disciplina é organizada pelo Núcleo de Estudos Interdisciplinares Ibero-Americanos, que é composto pelos professores Marco Antonio Pamplona (HIS), Monica Herz (IRI), Andrea Hoffmann (IRI), Maria Elena Rodriguez (IRI), Arthur Ituassu (COM), Marcia Nina Bernardes (JUR).

A disciplina será ministrada às quintas-feiras, das 15h às 18h no Auditório do IRI 2.

Códigos para matrícula: HIS2120, IRI2181,COM2213,JUR2569 – Interessados devem se matricular em um dos códigos acima, conforme procedimento da DAR/PUC-Rio.

Tags

América LatinaCidadania