Curso: Refúgio e populações refugiadas: olhares múltiplos

“O que é refúgio? Quem são e onde estão os refugiados? Quais leis, normas e tratados regulam sua mobilidade e seus direitos e deveres nos planos nacional, regional e internacional? Quais os desafios da sua integração nos lugares de refúgio? Como contextos de violência extrema, medo, exclusão e desterritorialização os afetam? Quais os efeitos das experiências destes traumas? Como escutá-las e falar delas? Como narrá-las? Como respondem a estas questões as organizações internacionais, nacionais, locais e os movimentos sociais?”.

A disciplina interdepartamental de Pós-graduação “Refúgio e populações refugiadas: olhares múltiplos“, liderada pelo Instituto de Relações Internacionais e pelos Departamentos de DireitoPsicologiaLetras e Serviço Social, convida os alunos para uma reflexão em torno dessas e outras perguntas.

A disciplina faz parte do projeto piloto para implementação da Cátedra Sergio Vieira de Melo (CSVM) na PUC-Rio. A CSVM foi criada pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) a fim de difundir o ensino universitário sobre temas relacionados ao refúgio, e promover a formação acadêmica e a capacitação de professores e estudantes dentro desta temática. O projeto opera em cooperação com centros universitários nacionais e com o Comitê Nacional para Refugiados (CONARE).

Alun@s interessad@s devem se matricular em um dos códigos abaixo, conforme procedimentos e calendário de matrícula da DAR/PUC. O período de inscrição nas disciplinas será do dia 15 ao dia 19 de janeiro.

IRI 2420 – Tópicos Especiais em Globalização, Governança e Desenvolvimento III

JUR 2532 – Tópico Especial em Direitos Humanos (turma 2HA)

PSI 2106 – Imaginário sócio-histórico e modos de subjetivação

LET 2523 – Tópicos Avançados em Teorias e Críticas Contemporâneas II

LET 2466 – Tópicos em Estudos da Linguagem e suas interfaces

SER 2129 – Tópicos especiais de Conteúdo Variável

Alun@s que queiram aproveitar os créditos como eletiva dentro dos seus cursos de graduação devem escolher o código referente ao seu departamento de origem. Para eletivas de fora, escolher os códigos de outros departamentos.

Dúvidas podem ser esclarecidas através do e-mail catedrarefugio.pucrio@gmail.com

Siga a página do projeto no Facebook @refugiandopucrio.

Foto usada na arte: Warren Richardson

Refúgio