Desenvolvimento sustentável e o Fórum da Juventude Rio 2030

Na última terça (12/07), alunos da graduação e mestrado do IRI estiveram presentes no Fórum da Juventude Rio 2030, Glocal Experience. O fórum é uma plataforma que ativa, mobiliza e engaja atores sociais como o governo, setor privado, academia e sociedade civil na elaboração e implementação de soluções referentes aos desafios da Agenda 2030, criando modelos escaláveis e replicáveis para outras cidades do mundo, a partir do Estado do Rio de Janeiro.

Alunas do IRI/PUC-Rio na Glocal Experience, Marina da Glória/RJ.

A Agenda 2030 é um compromisso global assumido em 2015 por 193 países, incluindo o Brasil, e reúne 17 objetivos de desenvolvimento sustentável. Coordenada pela Organização das Nações Unidas (ONU), a Agenda 2030 propõe a ação de governos, instituições, empresas e a sociedade em geral para o enfrentamento dos maiores desafios do mundo contemporâneo.

A temática do desenvolvimento sustentável e a cooperação para o desenvolvimento é amplamente trabalhada nas pesquisas IRI/PUC-Rio. No Programa de Ensino Tutorial (PET/TEPP) do Instituto, é trabalhado como eixo temático o tema “Desenvolvimento e Cooperação”, e também é vista no mestrado acadêmico com a Linha de Pesquisa “ Globalização, Governança e Desenvolvimento”.

Agenda 2030Cooperação InternacionalDesenvolvimentoMeio AmbienteRio de Janeiro