Disciplinas 2021.2 da Pós-Graduação: horários e ementas

Compartilhar

Confira abaixo os horários e ementas das disciplinas do Programa de Pós-Graduação do IRI/PUC-Rio que serão ofertadas no segundo semestre de 2021. Fique atento ao período de matrículas, realizadas pelo PUC Online para Alunos. Em caso de dúvidas entre em contato com a Secretaria de Pós-Graduação.

IRI2110 – Espaço, Movimentos e Resistências I – (Obrigatória GT)

QUARTA-FEIRA, 15h às 18h – Profs. João Pontes Nogueira (24A) / Matt Davies (25B)
Movimento e mobilidade nas Relações Internacionais. Fluxos, circulações e reconfigurações espaço-temporais: redes, assemblages e transformações da soberania. Intensidades, ritmos e práticas nos circuitos internacionais de poder, pessoas, coisas e ideias. Cidades na política mundial: cotidianos, espaços e modos de vida urbanos. Transversalidade, sociologias do transnacional e questões de escala na política internacional. Práticas de resistência: ocupação, circulação e espaços cotidianos.


IRI2111 – Globalização, Desenvolvimento e Economia Política I – (Obrigatória GT)

TERÇA-FEIRA, 12h às 15h – Profs. Isabel Siqueira (24A) / Matt Davies (24B)
Teorias da globalização, do desenvolvimento e da economia política. O papel das organizações internacionais na governança global. Os impactos do neoliberalismo no cotidiano, no social e no internacional. Relações de poder, desenvolvimento desigual e assimetrias no sistema internacional. Cidade e desenvolvimento. Pobreza, desigualdade, culturas e saberes locais. Ciência e tecnologia. O papel da expertise na globalização, no desenvolvimento e na economia política internacional. Ética, responsabilidade e solidariedade. Transdisciplinaridade e crítica.


IRI2112 – Identidade, Alteridade e Resistência no Local e no Global I – (Obrigatória GT)

TERÇA-FEIRA, 15h às 18h – Profs. Marta Fernández (24A) / Paula Sandrin, Paulo Chamon (24B)
As relações entre poder e a produção de subjetividades e desigualdades locais e globais. Identidade e alteridade. Intersecção e efeitos de categorias relacionais de poder como humanidade, gênero, raça, classe e sexualidade. Dimensões discursivas e afetivas de processos de identificação. Resistências pós-coloniais/decoloniais, feministas, queer-teóricas e anti-racistas. Políticas de hostilidade e hospitalidade. Singularidade Plural, Relacionalidade e Ontologias Sociais. Dimensão ética do relacionamento com a diversidade e o diverso.


IRI2113 – Normas, Regras e Instituições Internacionais I – (Obrigatória GT)

SEGUNDA-FEIRA, 9h às 12h – Profas. Andrea Hoffmann (24A) / Anna Leander (24B)
Conceitos e perspectivas teóricas nos estudos sobre normas, regras e instituições internacionais de forma crítica e interdisciplinar. Interface Direito Internacional/Relações Internacionais, perspectivas sobre a ordem e governança global, questões de legalidade, legitimidade, democracia e direitos humanos na política internacional, difusão, localização, contestação de normas.


IRI 2114 – Segurança, Conflito, Violência e Pacificação I – (Obrigatória GT)

QUARTA-FEIRA, 9h às 12h – Profas. Monica Herz (24A) / Anna Leander (24B)
Conceitualizações teóricas da segurança; violência e conflitos armados; práticas de intervenção e resolução de conflitos; intervenção humanitária; imposição, manutenção e consolidação da paz; processos de militarização; identidade, gênero e interseccionalidade; segurança pública e pacificação; mercado de segurança e armamento;


IRI2132 – Segurança/Insegurança Internacionais – (Formação Básica)

SEGUNDA-FEIRA, 15h às 18h – Prof. Kai M. Kenkel (24A)
Debate contemporâneo sobre segurança internacional. Tratamento diferenciado do tema e do conceito de segurança internacional. Perspectivas teóricas dentro do campo das relações internacionais.

IRI2135 – Economia Política Internacional – (Formação Básica)

QUINTA-FEIRA, 15h às 18h – Profs. Luis Fernandes (24A) / Ana Garcia (24B)
Perspectivas teóricas da Economia Política Internacional. Mercantilismo e nacionalismo econômico. Liberalismo clássico e seus críticos. Neoliberalismo e o Consenso de Washington. Marxismo, teorias da dependência e sistema-mundo. Teorias realistas, culturais e novo institucionalismo. Estado, instituições e mercado na economia política mundial.


IRI2433 – Tópicos Especiais em Arquitetura do Sistema Internacional III: Gênero e Teorias Feministas nas Relações Internacionais – (Optativa/Eletiva)

QUARTA-FEIRA, 12h às 15h – Profa. Paula Drumond (24A)
Como os feminismos nos ajudam a teorizar e reimaginar o “internacional”? A partir dessa pergunta, o curso examinará as principais teorias e debates relacionados às questões de gênero na política internacional com o objetivo de aprimorar as habilidades analíticas e metodológicas dos alunos a partir de lentes de gênero. Com isso em mente, o curso será dividido em dois módulos principais. No primeiro, serão apresentadas as principais vertentes da teoria feminista, incluindo abordagens estruturalistas, construtivistas, pós-estruturalistas, pós-coloniais, feminismo negro e interseccional. O segundo módulo abarcará discussões temáticas relacionadas a recortes centrais para os estudos de gênero, tais como: corpo e sexualidade; masculinidade e processos de militarização; violência sexual e continuum de violência; perspectivas de gênero em processos de paz; populismo e ideologia de gênero. O curso pretende também funcionar como um espaço para a discussão e desenvolvimento das pesquisas que se ligam à temática.


IRI2464 – Tópicos Especiais em Arquitetura do Sistema Internacional VII: Foreign Policy Analysis

QUINTA-FEIRA, 9h às 12h – Prof. Stefano Guzzini
Foreign Policy Analysis (FPA) is one of the subfields of International Relations. In its critique of both diplomatic history and purely international analysis of statecraft, FPA became associated with a state-centered analysis of decision-making processes that include a series of domestic and bureaucratic factors. Such understanding of FPA is still the dominant one. Therefore, it provides the initial backdrop of the MA seminar. Yet, instead of dealing with all possible factors that may influence the decision-making process (party politics, lobby groups, public opinion, leadership, etc.), the seminar mainly focuses on the turn that has characterised much FPA in the last four decades. On the one hand, the study of diplomacy has turned more philosophical. Instead of focusing on diplomatic practice in its institutional detail, it took up the issue of understanding its role and nature in more fundamental terms, as e.g. in ‘mediating estrangement’ (Der Derian). On the other hand, the rise of both constructivism and post-structuralism as theoretical schools in IR, usually based on versions of discourse analysis, has shifted the attention to the issue of mediating and constituting identity and difference. The seminar will introduce the theoretical background, before addressing a series of issues in which this has played out, such as the understanding of the role of status and stigmatisation, gender and race, as well as emotions and memory in foreign policy.


IRI3102 – Seminário de Tese – (Obrigatória Doutorado)

SEXTA-FEIRA, 9h às 12h – Profa. Maíra Siman Gomes (24A)
Discussão coletiva das teses em andamento. Somente podem fazer o Seminário alunos que defenderam o projeto de tese e o exame de qualificação. Disciplina exclusiva para os doutorandos.


IRI3200/3210/3220/3230/3270 – Estágios e Docência na Graduação

Treinamento e capacitação à docência na graduação. Disciplina obrigatória para os bolsistas CAPES BOLSAS E CAPES TAXAS. Os mestrandos deverão fazer um (1) Estágio, e os doutorandos dois (2) Estágios. Disciplinas optativas para bolsistas de outras agências de fomento.


IRI3302 – Exame de Qualificação – (Obrigatória Doutorado)

SEXTA-FEIRA, 15h às 18h – Profa. Maíra Siman Gomes (24A)
O Exame de Qualificação avalia o conhecimento do candidato nas áreas fundamentais da disciplina e em sua área de especialização, e determina sua aptidão para continuar a desenvolver a pesquisa de tese do Doutorado. É uma pré-condição para a defesa do Projeto de Tese e deve ser feito até o 5º período. Disciplina exclusiva para os doutorandos.


IRI2201 – Dissertação de Mestrado – (Obrigatória Mestrado)
IRI3305 – Tese de Doutorado – (Obrigatória Doutorado)