Doutorando Pablo Fontes é aprovado para bolsa de pesquisa do IPEA

O doutorando Pablo Fontes foi aprovado na área de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento e Refúgio pelo IPEA a partir de seu projeto “Refúgio, humanitarismo e mídia: as representações e os discursos imagéticos nas redes sociais sobre os (as) refugiados (as) venezuelanos (as) no âmbito da cooperação internacional para o desenvolvimento”.

O Ipea o tem interesse em convidar pesquisadores para colaborarem nos estudos e projetos do Instituto, por meio da concessão de bolsas de pesquisa, com foco nos objetivos definidos no Planejamento Estratégico 2023. As Bolsas foram criadas para contribuir com o aperfeiçoamento intelectual e profissional dos bolsistas, e também para promover o intercâmbio entre profissionais do Ipea e instituições similares, organismos públicos e universidades.

Objetivo da Pesquisa “Refúgio, humanitarismo e mídia: as representações e os discursos imagéticos nas redes sociais sobre os (as) refugiados (as) venezuelanos (as) no âmbito da cooperação internacional para o desenvolvimento“, por Pablo Fontes:

O objetivo geral deste projeto é analisar e refletir a fim de problematizar as representações  discursivas e as linguagens produzidas nas redes sociais sobre os (as) refugiados (as) venezuelanos que chegam ao Brasil. À construção imagética cada vez mais se mostra latente, principalmente, nos comentários e postagens de conteúdos que múltiplos (as) usuários (as) compartilham nas redes sociais, sobretudo, o facebook. Nesse sentido, buscou-se recortar o tempo histórico entre 2017 a 2018. A escolha deste período deve-se por um lado, a criação da nova lei migratória brasileira; por outro lado, o tempo histórico escolhido aponta para o elevado índice de solicitação de refugio de venezuelanos (as) no Brasil, tendo em vista a crise política e econômica na Venezuela.