Evento discute proteção de civis e questões humanitárias

Compartilhar

No dia 18 de agosto, foi realizado o evento “Dilemas e Desafios Contemporâneos da Proteção de Civis”. O objetivo do encontro foi que os convidados Simone Rocha (IRI/PUC-Rio), Maurizio Giulianno (UNIC-Rio) e Fabrício Toledo (CÁRITAS) pudessem refletir e compartilhar suas experiências institucionais e pessoais sobre a temática da proteção de civis e quais são os seus principais dilemas e desafios contemporâneos. 

Segundo o professor Ricardo Oliveira dos Santos (IRI/PUC-Rio), organizador e mediador do evento, a temática proposta – proteção de civis – se deu no contexto da campanha #NotATarget, lançada pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de pressionar líderes globais a tomar atitudes mais rígidas para proteção dos atores humanitários e civis em zonas de conflito.

A campanha foi lançada no contexto da celebração do Dia Mundial Humanitário, no dia 19 de agosto, sábado. A data foi designada pela Resolução 63/139, após o atentado que vitimou diversos funcionários das Nações Unidas no Iraque e busca destacar a segurança dos atores humanitários, além de chamar a atenção para a necessidade da proteção de civis envolvidos em conflitos armados.

Dessa forma, o evento debateu e refletiu sobre questões relacionadas a proteção de civis e a questão humanitária de modo geral.

Confira o vídeo do evento aqui.  Se preferir apenas o áudio, confira aqui.