Evento do IRI discute o Brexit e o futuro da União Europeia

Compartilhar

No primeiro debate de conjuntura do semestre, pautado pelo Brexit, o mediador Ricardo Oliveira apresentou a questão a ser comentada pelos convidados: quais são as possíveis repercussões na União Europeia após a votação a favor da saída do Reino Unido do grupo?

O primeiro convidado a debater foi o Embaixador do Ministério das Relações Exteriores José Alfredo Graça Lima, que falou sobre a crise imigratória dos refugiados como um dos grandes fatores para a Inglaterra deixar o grupo. Também abordou o fato de que a União Europeia, apesar de ser um projeto econômico fechado, ainda não o é no âmbito político, tendo em vista a maioria dos votos favoráveis ao “Leave” advindas de grupos em situação de desfavorecimento, que, ironicamente, serão os mais prejudicados pelo novo cenário. O Embaixador ainda apresentou a estimativa de que a economia britânica perca de 3,5% a 12% de sua produção.

Em seguida, a doutoranda em Relações Internacionais da UERJ, Lia Valls, ressaltou o despreparo do governo britânico em relação à imigração. Ela relembrou que em 2004 a entrada dos países do Leste Europeu, principalmente a Polônia, na União Europeia em 2004, causou transtorno para as populações locais com a chegada de três vezes em relação ao esperado do número de imigrantes. A palestrante apresentou dados sobre o setor de serviço financeiro do Reino Unido e sua importância para o equilíbrio econômico do Reino Unido. A partir daí, apresentou um panorama sobre como se dá a negociação da regulação desses serviços.

Por fim, a professora do IRI Paula Sandrin falou sobre os acordos de fronteira entre a Irlanda do Norte e a República da Irlanda, que envolvem aspectos políticos, legais e econômicos. Para isso, a professora fez um retrospecto histórico sobre a fundação da República da Irlanda e a relação das populações locais com as fronteiras. Em seguida, ela apresentou os cinco possíveis cenários para o futuro da integração europeia segundo uma declaração do White Paper de 2017.

Inscreva-se em nossos canais do Youtube e Soundcloud e receba notificações das nossas postagens mais recentes. 

Tags

BrexitUnião Europeia