Globalização e Segurança Internacional como tema da edição especial da Revista Cadernos de RI

O Instituto de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (IRI/PUC-Rio) convida submissões de artigos para o dossiê temático da Revista Cadernos de Relações Internacionais: “Globalização e os desafios à Segurança Internacional“, organizado por Ricardo Oliveira (IRI/PUC-Rio) e Sérgio Veloso Dos Santos (IRI/PUC-Rio).

Com múltiplos sentidos e significados, o conceito da globalização, convencionalmente associado à emergência do capitalismo em sua fase de expansão planetária, apresenta-se como uma poderosa ferramenta para a compreensão da política contemporânea. Dada a força e relevância dessa ferramenta, a partir os anos 1990, consolidou-se um campo de estudos sobre globalização que reúne posicionamentos diversos, do ponto de vista teórico e político.

Um dos temas mais articulados e disputados nesse campo diz respeito à forma como os Estados-nação têm sido impactados pela expansão global do capitalismo. Tradicionalmente assumido como uma unidade política soberana e autônoma em relação aos seus pares desde a gênese da modernidade, há um conjunto de leituras que indicam que tal unidade política se encontra cada vez mais pressionada pela atual interdependência dos processos políticos, econômicos, sociais e culturais e tem sua autoridade crescentemente capturada por inovações tecnológicas disruptivas que fortalecem e reproduzem a racionalidade neoliberal. Tal dinâmica impacta decisivamente as relações entre sociedades e governos, produzindo, entre outros pontos, a emergência de novas espacialidades de engajamento e contestação, assim como novos atores não-estatais capazes de projetar poder e exercer autoridade no globo.

Ricardo Oliveira e Sérgio Veloso (Organizadores da Edição)

Para esta edição especial, convidamos alunxs de graduação para submissão de trabalhos em português no formato de artigo inédito (8.0000 -8.500 palavras) ou resenha crítica de livros no tema (4.000 – 4.250 palavras). Artigos e resenhas identificados como já publicados serão excluídos da lista de revisão.

Os manuscritos recebidos serão revisados por ordem de submissão sob a avaliação de um(a) parecerista às cegas.

[NOVO PRAZO!] As submissões devem ser feitas até o dia 12 de dezembro de 2019 através do endereço eletrônico: cadernosiri@gmail.com.

Para mais informações, acompanhem também a página no Facebook: @RevistaCadernosDeRelacoesInternacionais

Acesse o edital completo!