IRI passa a integrar o Nirema

Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio passou a integrar o corpo constitutivo do Núcleo Interdisciplinar de Reflexão e Memória Afrodescendente (Nirema).

O Nirema é um núcleo de pesquisa e documentação da cultura afrodescendente brasileira vinculado ao Centro de Ciências Sociais (CCS), que desenvolve atividades e iniciativas interdisciplinares e agrega professores e alunos da PUC-Rio e de outras instituições de ensino superior do Brasil e do Exterior. As atividades de pesquisa do Nirema são desenvolvidas através de duas linhas de pesquisa: direitos e cidadania afrodescendente e história e cultura afrodescendente.

Criado em 2003 por iniciativa dos Departamentos de HistóriaServiço Social e Sociologia e Política, o Nirema traduz o interesse da PUC-Rio em aprofundar estudos acadêmicos sobre os aspectos históricos e socioculturais afrodescendentes, numa perspectiva comparada, que leve a uma maior reflexão a respeito das atuais condições das relações raciais em ambos os países. Atualmente, além desses três departamentos, integram também o seu corpo constitutivo o Departamento de Direito e o Instituto de Relações Internacionais.

CidadaniaCulturaMemóriaRacismo