IRI realiza debate de conjuntura sobre as eleições nos Estados Unidos

O Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio (IRI/PUC-Rio) realizou, no dia 18 de abril de 2016, o Debate de Conjuntura “Projetos para um eleitorado enfurecido: A corrida presidencial nos Estados Unidos em 2016”, com os professores Marcio Scalercio e Paulo Wrobel, ambos do IRI. O evento analisou os principais fatores do atual cenário eleitoral norte-americano, marcado por forte polarização, e os pontos de divergência entre os candidatos republicanos e democratas.

Em sua fala, o Professor Marcio Scalercio focou em explicar o processo eleitoral dos Estados Unidos, detalhando aspectos como as formas de financiamento permitidas, a maneira como os votos são contados e as previas eleitorais, onde são escolhidos os candidatos de cada partido. A partir de uma abordagem histórica, ele descreveu as transformações pelas quais o pleito passou ate chegar ao atual sistema de colégios eleitorais. O Professor Scalercio ainda destacou a tendência de estados de maior população rural a apoiarem os candidatos republicanos, enquanto os estados com cidades mais populosas e inclinações liberais costumam apoiar os democratas, além da importância dos chamados “swing states”, que são aqueles que não têm tradição de repetidamente apoiarem o mesmo partido e, por isso, são considerados extremamente importantes para definirem o rumo das eleições.

Já o Professor Paulo Wrobel atentou para aspectos mais específicos do cenário atual das eleições. Para ele, em função dos grandes avanços sociais, econômicos e de politica externa alcançados pelo atual presidente Barrack Obama, a tendência seria pela continuidade de uma gestão liderada pelo Partido Democrata, seja qual for o candidato escolhido para concorrer a presidência nas eleições do dia 8 de novembro. Por outro lado, o Professor Wrobel apontou para um detalhe histórico: ao longo de todo o século XX, nunca um presidente democrata conseguiu eleger seu candidato. Nas únicas vezes em que houve uma sequência de dois governantes consecutivos do Partido Democrata, ela ocorreu em função das mortes de Franklin D. Roosevelt e de John. F. Kennedy, que deram lugar aos seus vices que, logicamente, eram do mesmo partido.

Apos a fala dos professores, o publico teve a oportunidade de fazer perguntas e o debate prosseguiu. O evento foi realizado no auditório Padre Anchieta e contou com grande presença de alunos e professores do IRI e de outras instituições.

Clique aqui para assistir ao vídeo do debate.

Clique aqui para acessar o áudio do debate.

EleiçõesEUA