IRI realiza painel sobre “Relatos do Oriente Médio” com alunas da graduação

O debate “Relatos do Oriente Médio: confrontando estereótipos e impressões de duas viajantes no Egito e na Palestina”, foi realizado no dia 17 de maio de 2016 com as alunas da graduação Rachel Pires e Thaís Queiroz, e os professores do IRI Raslan Ibrahim e Márcio Scalercio (moderador). Em suas falas, as estudantes compartilharam experiências de suas viagens ao Egito e à Palestina, de modo a superar os estereótipos e visões que o senso comum reproduz sobre o Oriente Médio.

A partir dos relatos de suas experiências cotidianas no Egito, Rachel Pires apontou para a importância de não tentarmos buscar uma verdade no que diz respeito à identidade dos egípcios. Ao fazer isso, sacrificam-se as singularidades e complexidades esilenciam-se narrativas fundamentais na construção da cultura de um país. É preciso, portanto, compreender sua identidade como algo fluido e dinâmico, não estático.

Thaís Queiroz compartilhou com o público um pouco de sua viagem à Palestina e também destacou a questão dos estereótipos que são imediatamente reproduzidos quando tratamos da região. A estudante trouxe, em sua apresentação, elementos marcantes da cultura palestina que são frequentemente deixados de lado, já que a identidade da Palestina é sempre vinculada ao conflito com Israel em detrimento de outros aspectos da vida naquela região.

Após a apresentação das duas alunas, o Professor Raslan Ibrahim, que ministra a disciplina optativa de Oriente Médio, teceu comentários sobre questões políticas do Egito e da Palestina e o foi aberto para perguntas do público.

Clique aqui para assistir ao vídeo do painel e aqui para acessar o áudio.

EgitoOriente MédioPalestina