Lançamento do dossiê “Feminismos, Gênero e RI”

Na segunda-feira9 de outubro, durante o seminário “Descolonizando as Relações Internacionais: Pós-Colonialismo e seus Fragmentos“, às 11h, será realizado o lançamento do dossiê “Feminismos, Gênero e RI“.

O dossiê foi publicado na revista eletrônica “Monções: Revista de Relações Internacionais da UFGD” e é composto por 10 artigos, uma entrevista inédita da professora Ann Tickner e um capítulo traduzido da pesquisadora Manuela Picq, sobre mulheres indígenas e soberania.

O lançamento do livro se dá em um momento muito particular de profusão: a virada feminista das Relações Internacionais no Brasil. Segundo Tchella Maso, professora da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), “trata-se da organização das mulheres nesse campo com o objetivo de disseminar a centralidade do gênero nos estudos das relações sociais e humanas, abordar as opressões sofridas diariamente no âmbito do trabalho e propor formas de convivência que respeitem as múltiplas performatividades sexuais e de gênero”.

FeminismoGêneroPerformatividade