Manuela Trindade ganha o Concurso Brasileiro de Obras Científicas e Teses Universitárias em Ciências Sociais da ANPOCS

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação do IRI/PUC-Rio tem o prazer de anunciar que a professora e coordenadora Manuela Trindade Viana ganhou o Concurso Brasileiro de Obras Científicas e Teses Universitárias em Ciências Sociais da ANPOCS (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais) com sua tese “Preparing for war, preparing for peace: the Colombian ‘success story’ and the transformation of the military professional”, orientada pela Professora Monica Herz.

Sua tese tem como ponto de partida o questionamento: como foi possível que a Colômbia, um país estigmatizado como “problemático”, tenha sido tomado como referência para “soluções” de operações militares? Nesse sentido a autora problematiza a noção de “pós conflito” na Colômbia que presume a transição de um conflito problemático para um “pós-conflito” bem sucedido. Argumenta-se, portanto, que tanto as análises que apontam para um “cenário pós-conflito” quanto aquelas que resistem a tal reivindicação estão operando com as lógicas da presença / ausência de violência. Com isso o artigo propõe pensar o discurso “pós-conflito” em termos de transformação das regras pelas quais a violência é transmitida e as condições que permitem isso.