Negacionismo e ciência em políticas públicas: nova disciplina eletiva

Compartilhar

Como negacionismo e ciência impactam na formulação e implementação de políticas públicas?

Neste semestre será oferecida uma nova disciplina eletiva, através do nosso Mestrado Profissional em Análise e Gestão de Políticas Internacionais, aberta a alunas e alunos dos demais cursos da PUC-Rio. As graduandas e graduandos também poderão cursar, desde de que tenham cumprido ao menos 55% dos créditos em seu curso de origem.

Um dos debates mais presentes em diferentes espaços da esfera pública internacional nos últimos anos é como negacionismo e ciência impactam na formulação e implementação de políticas públicas. No curso, conduziremos reflexões embasadas e representativas das dúvidas e temas que se colocam nesse debate para que, a partir de tal instrumentalização, possamos inclusive aprofundar o diálogo e engajamento com o público externo. Para tanto, o curso é dividido em três etapas, com variados aportes interdisciplinares das ciências humanas: I.Conceitos; II.Práticas; III.Reação. Na primeira parte, pensaremos sobre o que é negacionismo à luz de outros conceitos como revisionismo ideológico, negação, liberdade de expressão, pós-verdade e infodemia; e métodos científicos como revisão historiográfica e análise de retórica política. Na segunda parte, veremos como negacionismo e ciência se enfrentam na prática, através de agendas transnacionais como meio ambiente, saúde, digitalização, multilateralismo, segurança e economia. Na terceira parte focaremos nos atores para pensar sobre possibilidades de reação aos discursos e estratégias negacionistas bastante prejudiciais tanto à relação entre ciência e política, quanto à formulação e implementação de políticas públicas eficazes aos cidadãos. Levantaremos as capacidades específicas de atores como academia, imprensa, instituições governamentais, igreja e organizações da sociedade civil para impactar positivamente nas políticas públicas que mais sofrem com o negacionismo.

Dia e horário: Quinta-feira, de 19-22hs na sala IRI1, localizado na Vila dos Diretórios, no campus da Gávea, PUC-Rio. O curso será realizado presencialmente.

Início das aulas: 18 de Agosto 2022.

Para a matrícula, os interessados devem usar o código IRI2642 / Turma 24A.

Tags

CiênciaEconomiaImprensaMeio AmbienteNegacionismoPolíticas PúblicasSaúdeSegurançaSociedade Civil