Palestra discute o papel da fronteira norte brasileira na imigração venezuelana para o país

Compartilhar

No dia 22 de agosto, foi realizada a palestra “Refugiados Venezuelanos na fronteira norte do Brasil” com o professor João Jarochinski, da Universidade Federal de Roraima (UFRR).

Organizado pela professora Carolina Moulin (IRI/PUC-Rio), este foi o primeiro evento da disciplina interdepartamental que trata sobre refúgio e populações refugiadas. Tanto a disciplina quanto a palestra fazem parte do projeto piloto para implementação da Cátedra Sérgio Vieira de Melo da ACNUR na PUC-Rio.

Você pode acessar a página do projeto no Facebook aqui.

A palestra buscou abordar a recente imigração de venezuelanos que cruzam a fronteira entre Venezuela e Brasil, no sentido de analisar suas motivações, seus dados quantitativos, para, a partir desses elementos, tentar interpretar seus impactos sociais, políticos e normativos. 

Dessa forma, o professor João Jarochinski discutiu a importância da fronteira norte, como são as cidades que, em um primeiro momento, recebem esses imigrantes, quais são os dilemas de Roraima, quais os interesses do governo do estado diante este cenário, além de qual papel exerce o Brasil diante a situação. 

Você pode conferir o vídeo do evento logo abaixo. Se preferir apenas o áudio, confira aqui.

Tags

BrasilMigraçãoRefúgioVenezuela