Perspectivas da Sociedade Civil para a Cooperação Brasileira

No dia 21 de Novembro de 2016, o Instituto de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (IRI/PUC-Rio) e o BRICS Policy Center organizaram o seminário “Perspectivas da Sociedade Civil para a Cooperação Brasileira”, no Auditório B8 da PUC-Rio, que contou a participação de Iara Leite (Universidade Federado de Santa Catarina), Geovana Zoccal (BPC-IRI/PUC-Rio), Melissa Pomeroy (Articulação Sul), além da mediação de Paolo de Renzio (IRI/PUC-Rio). O seminário consistiu em 3 apresentações (de cada um dos participantes do seminário) seguidas de uma discussão entre os participantes e a plateia.

Acesso abaixo o relatório completo, por Francisco Veras.

Abaixo, um breve resumo do tema do seminário:

O início dos anos 2000 foi marcado pelo crescente envolvimento do Brasil em iniciativas de cooperação sul-sul para o desenvolvimento. Os gastos do governo brasileiro com a cooperação para o desenvolvimento internacional mais que triplicaram entre 2005 e 2010, atingindo soma superior a 1,6 bilhão de reais. Contudo, o recém lançado relatório COBRADI 2011-2013 indica que recursos financeiros foram reduzidos pela metade em 3 anos, chegando a pouco mais de 850 milhões de reais no ano de 2013, últimos dados oficiais disponíveis. Tendo em vista o atual cenário de retrocesso democrático e de crise política, econômica e institucional do Brasil, a cooperação Sul-Sul parece ter sido relegada ao segundo plano, especialmente uma vez que a sociedade civil em geral permaneceu de fora das iniciativas de cooperação brasileiras. A mesa buscou debater os desafios que se apresentam às atuais iniciativas brasileiras de cooperação para o desenvolvimento, muito ligados ao atual momento da política nacional.

O vídeo da palestra na íntegra já está disponível em nosso Canal do Youtube:

Cooperação Sul-SulDesenvolvimentoEconomia PolíticaSul Global